terça-feira, 6 de março de 2012

Setor do turismo ganha comunidade dedicada ao emprego

Setor do turismo ganha comunidade dedicada ao emprego


Novo endereço na internet diminui a distância entre empresas e profissionais


O Instituto Brasileiro de Turismólogos (IBT) e a VAGAS Tecnologia anunciam acordo para criação de um novo endereço na internet (www.vagas.com.br/turismo) destinado às pessoas que desejam atuar como turismólogo e às organizações que buscam profissionais qualificados para seus quadros.

“É um serviço muito prático. Ajuda na recolocação de profissionais e na análise classificatória de currículos. Traz um enorme ganho às empresas e especialistas do setor”, explica Fernanda Tridapalli, gerente de Relacionamento para Candidatos e Comunidade.

Nesse ambiente é possível ter acesso a um conjunto de serviços voltados ao desenvolvimento profissional, que incluem o cadastro, controle do nível de privacidade e manutenção de currículo no site, além de acesso e candidatura de vagas exclusivas do ambiente Turismólogos.

Para Márcio Bensuaschi, presidente do IBT, a criação dessa comunidade representa mais um avanço do recente reconhecimento dos turismólogos no País. “É um canal de oportunidades, congregação e de fomento aos bacharéis em turismo”, resume.

De acordo com o representante do Instituto, a comunidade já tem 800 currículos cadastrados. “Agora é a vez de convidarmos as empresas para publicarem vagas ligadas ao turismo”, revela. O executivo pretende contar com 500 companhias na comunidade até o final do ano.

Segundo o IBT, o Brasil tem hoje 170 mil profissionais graduados em Turismo. O salário médio gira em torno de R$ 2,5 mil e os cargos mais demandados no mercado são o de analista e gestor de turismo.

Profissão é reconhecida pelo Ministério do Trabalho

A presidente Dilma Rousseff sancionou em 18 de janeiro a lei 12.591 que reconhece a profissão de turismólogo no País.

Em paralelo e este reconhecimento, o Ministério de Trabalho e Emprego anunciou a inclusão da categoria na Classificação Brasileira de Ocupações – CBO, que passa a partir de agora a compor a base de dados de profissões listadas pela Receita Federal, CAGED, IBGE, entre outros.

A lei estabelece algumas atividades para o profissional da área, como coordenar a classificação de locais de interesse, visando ao adequado aproveitamento dos recursos naturais e culturais, formular propostas para o desenvolvimento do setor nos municípios, regiões e estados da Federação, criar e implantar roteiros, pesquisar informações sobre a demanda turística e elaborar projetos de marketing na área.

O Brasil é hoje referência em riqueza natural e atrativos turísticos. Mesmo com este indicador positivo, ocupa apenas a 52º posição na lista de 139 destinos mais procurados. “Nosso país precisa planejar melhor o turismo. A falta de mão de obra qualificada é um dos fatores que explicam nossa colocação na lista. Com um trabalho mais estruturado e de longo prazo podemos melhorar nossa posição nesse ranking”, finaliza Bensuaschi.

Sobre o Instituto Brasileiro de Turismólogos

O Instituto foi criado em dia 14 de junho de 2010 em Belo Horizonte (MG). Sua missão é atuar de forma pró-ativa, desenvolvendo novas soluções para acompanhar o ambiente de mudanças e transformações da sociedade, trazendo vantagens competitivas para o bacharel em Turismo por meio da articulação, qualificação e promoção destes profissionais no Brasil, e promover a sustentabilidade na atividade turística.

Pretende também buscar o fortalecimento e ampliação da rede formada pelo trade turístico, com ênfase no constante aprimoramento da atividade profissional do bacharel em Turismo bem como a abertura de novos nichos de mercado para esse profissional.

Sobre a VAGAS Tecnologia
A VAGAS Tecnologia foi fundada em 1999. A companhia atua nacionalmente com foco no desenvolvimento e licenciamento do software VAGAS E-Partner, utilizado pelas empresas na gestão de seus processos seletivos.

A empresa também é controladora do vagas.com.br, um dos maiores sites de carreira do Brasil e um dos poucos portais com serviços totalmente gratuito para candidatos. O sistema VAGAS administra em torno de 55 milhões de currículos e é acessado diariamente por cerca de 300 mil pessoas e com tráfego mensal médio de 103 milhões de page views.

A VAGAS tem como clientes 1700 empresas em todo o país de médio e grande porte, incluindo 52 das 100 maiores companhias com atuação no mercado brasileiro. Elas utilizam os softwares da companhia para geris seus processos de seleção e utilizam o banco de currículos do vagas.com.br para buscar candidatos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário