2012 será o ano que o Brasil entra definitivamente na rota do turismo lgbts
Esse ano com certeza não será igual aquele passou, sobretudo para o turismo lgbts. Enquanto a UNWTO (Organização Mundial de Turismo das Nações Unidas) estima que o turismo internacional crescerá cerca de 3,5%, as expectativas para o turismo lgbts são bem mais otimistas.
Sobretudo para o Brasil, que vem caminhando a passos largos para tornar-se não apenas um dos destinos mais procurados por esse segmento (o Rio de Janeiro foi eleito consecutivamente o destino lgbt mais sexy do mundo pela LogoTV e São Paulo foi eleita a cidade mais gay-friendly da América Latina pelo portal GayCities.com) mas nosso país tornou-se também um grande emissor de turistas lgbts para o resto do mundo.
Apesar do Rio de Janeiro e São Paulo, já serem destinos consagrados para o turismo lgbts, outras cidades brasileiras disputam esse rentável filão:
• Florianópolis, que sediará de 12 a 14 de abril o principal evento internacional do segmento: a Convenção da IGLTA (International Gay and Lesbian Travel Association);
• Caxias do Sul, Maceió e Salvador que já se capacitaram para receber esse turista exigente, entre outras.
Essa visibilidade do Brasil como destino para o turista lgbts se deve em grande parte a parceria firmada entre a ABRAT-GLS e a Embratur que possibilitou que o Brasil marca-se presença como destino gay-friendly nas principais feiras de turismo do mundo em 2012. Só até março deste ano, a ABRAT-GLS com o apoio da Embratur participou de 4 feiras internacionais, levando consigo vários destinos brasileiros que tem interesse particular nesse segmento de mercado.
Além disso o mercado brasileiro lgbts tem crescido cerca de 20% ao ano. Dos 8 associados iniciais a ABRAT tem hoje cerca de 200 associados. O único cruzeiro lgbts da América do Sul já está na sua 4
ª
temporada.
E a temporada de cruzeiros lgbts já conta com mais de 15 opções de cruzeiros para o público brasileiro
O
"Programa Eu Amo Viajar", no seu terceiro ano contará com a entrada de novos destinos nacionais e internacionais. Começando com uma festa lgbts na floresta amazônica em maio deste ano.
A Parada de São Paulo caminha para um novo recorde público em 2012, contribuindo para um aumento de 30% na contratação de mão de obra para o período.
A hora do turismo lgbts no Brasil é agora. E a Convenção da IGLTA, que realizar-se-á no próximo mês, trará mais de 500 empresas internacionais da cadeia turística, que buscarão novas parcerias e produtos para oferecer a seus clientes e virão também bem atrás dos nossos turistas. Portanto se alguma organização ou empresa ainda não tem uma política e produtos voltados para esse público, está na hora de mudar essa atitude, pois esse segmento veio para ficar, e com toda a força.
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