quinta-feira, 24 de maio de 2012

ABERTA AO PÚBLICO: FEIRAS DE ALIMENTAÇÃO ORGÂNICA E NATURAL TÊM INÍCIO HOJE, DIA 24




FEIRAS DE ALIMENTAÇÃO ORGÂNICA E NATURAL TÊM INÍCIO NESTA QUINTA-FEIRA (24)



Seminário de oportunidade de negócios orgânicos na Copa do Mundo no Brasil, além de carne suína, queijos, calcinhas, produtos de beleza e biojóias são estrelas das feiras BioBrasil Fair e Natural Tech, que começam quinta, 24, na Bienal do Ibirapuera.



250 empresas expositoras

Aberta ao público (gratuita)

22 mil visitantes (estimativa)

7.000m2 m² de área







Terão início nesta quinta-feira (24), na Bienal do Ibirapuera, em São Paulo, a partir das 11h, a Bio Brazil Fair – 8ª Feira Internacional de Produtos Orgânicos e Agroecologia e a Natural Tech – 8ª Feira Internacional de Alimentação Saudável, Produtos Naturais e Saúde.



Ambos eventos, realizados paralelamente, são abertos ao público, com entrada gratuita



Acolhendo temas de grande importância como orgânicos e produtos naturais, essas feiras são as principais dentro destes segmentos e mostram aos profissionais do setor e consumidores o que há de novo dentro do mercado e as perspectivas para os próximos anos.



Além de novos produtos e serviços que serão expostos, a feira abre espaço para atividades paralelas, como o 1º Seminário Municipal de Agricultura, que contará com a presença de Eduardo Jorge, Secretário Municipal do Verde e Meio Ambiente de São Paulo, José Police Neto, presidente da Câmara Municipal de São Paulo, Fábio Feldmann, ex-Secretário do Meio Ambiente de São Paulo, José Roberto Graziano,  Supervisor Geral de Abastecimento, Coordenação das Subprefeituras de São Paulo e Xico Graziano, membro da Fundação Fernando Henrique Cardoso.



Outro encontro que será realizado durante a feira será o 8º Fórum Brasileiro de Agricultura Orgânica e Sustentável que, em todas as edições da feira, abriu espaço para a discussão de temas de fundamental importância para o mercado. Para esta edição, o Fórum contará com a presença de Rogério Dias, coordenador de agroecologia do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento). Dentre os temas abordados, o destaque vai para o Painel Copa Orgânica e Sustentável: Oportunidades e Desafios para a Geração de Negócios, que será mediado por Arnoldo Anacleto de Campos, Diretor de Geração de Renda e Agregação de Valor/MDA.



NEGÓCIOS



O mercado de produtos orgânicos ganhou um forte aliado em busca de crescimento: o Governo Federal. Com isso, é estimado um desenvolvimento nas receitas do setor, que devem dobrar até 2014, com acréscimo de mais de 30% ao ano. Outro fator que contribui para essa perspectiva positiva são os selos que atestam a qualidade dos produtos, além da consciência orgânica e a crescente demanda do consumidor por alimentos livres de tratamentos químicos.



Com relação aos produtos naturais, a expectativa é de um crescimento aproximado de 40% até 2014, já que se trata de um mercado mais consolidado. Essa tendência é reforçada pelo lançamento de marcas próprias por parte das grandes redes varejistas e também pela multiplicação de lojas especializadas em produtos saudáveis, que mostram a preocupação dos brasileiros com a saúde e a qualidade de vida.





NOVIDADES EM ORGÂNICOS



ALIMENTOS

Carne suína natural: o produto seguiu todas as normas orgânicas internacionais, sem uso de aditivos químicos ou métodos convencionais de confinamento. Os porcos utilizados para o corte são criados livremente e com alimentação acrescida de pastagens verdes, além de ervas diversas, o que garante animais saudáveis e livres do estresse. O procedimento recebeu o certificado HFAC – Humane Farm Animal Care, de bem-estar animal.(Korin)



Purê de Maçã Orgânico: sem adição de açúcar é composto exclusivamente por 99% de maçã e 1% de limão, este último entra como conservante natural do produto. Em sua composição, não há aditivos químicos como, por exemplo, a pectina de fruta, corante, suco concentrado ou conservante. (Blessing Orgânicos)



Nova família de queijos orgânicos: dando continuidade à consagrada marca de produtos orgânicos, Taeq, o Pão de Açúcar lança sua nova linha de queijos orgânicos. A linha contém o queijo minas frescal e a ricota fresca. (Grupo Pão de Açúcar)



O primeiro energético orgânico do Brasil: Livre de corantes, conservantes e sem nenhum tipo de aditivo químico (taurina e inositol), o novo produto possui certificação de qualidade da multinacional Ecocert. A combinação entre os grandes níveis de cafeína da erva mate e do guaraná, aproximadamente 88mg, proporcionam uma grande fonte de energia, de forma natural, ao consumidor. (Brasilbev)

Produtos italianos: risotos e sopas preparadas com as melhores verduras desidratadas e com um caldo sem glutamato, tudo rigorosamente sem conservantes ou aditivos. Basta acrescentar água para preparar. Além desses produtos, o estande coletivo Federbio também levará vinhos, azeites e até uma cerveja orgânica. (Federbio)



PRODUTOS DE BELEZA, HIGIENE E LIMPEZA



Amaciante de roupas biodegradável: considerados como produtos naturais, os amaciantes são produzidos sem o uso de componentes químicos nocivos à saúde. Os produtos não são testados em animais e possuem certificação do IBD. (Cassiopéia)



Perfume de ambientes: feitos a partir de capim-dourado, lavanda e outras flores e folhas, esses produtos não possuem qualquer aditivo químico nocivo à saúde de humanos e animais. A grande novidade para esta edição da feira é a Flor de Liz, da África, sendo o primeiro aromatizante no Brasil feito com essa flor.



Óleo facial: compostos unicamente de frutas e folhas, esses produtos não possuem quaisquer aditivos químicos, sendo 100% naturais. Cupuaçú, babaçu e copaíba são as novas linhas. (Arte dos Aromas).





CURIOSIDADES



Fraldas descartáveis biodegradáveis: dermatologicamente testadas, permitem a respiração da pele e seu processo de branqueamento é livre de cloro, sendo utilizadas matérias-primas naturais e renováveis. (Wiona)



Vestuário sustentável: produtos como roupas, calçados e bolsas, feitos com materiais reaproveitados e sustentáveis tais como lona de caminhão usada, tecidos a partir de pet reciclado, couro vegetal entre outros. (Será o Benedito)



Biojóias: para essa edição da feira a novidade é a coleção de folhas da Mata Atlântica,  que usa exemplares de folhas como o amendoim – fruto e folha – e o buriti – fruto. Eles ganharam consistência e são imortalizados em ouro de 18k. Será lançada, também, a nova coleção “Minérios do Brasil” feitos com drusas de pedras como ametistas e citrinos. (Ateliê Especiarias)

Calcinha orgânica: feitas a partir de algodão 100% orgânico, de espécies que crescem naturalmente coloridas ou tingidas com corantes naturais. Evitam doenças e impactos ambientais causados pelo uso de agroquímicos no seu plantio e cultivo, como a contaminação de água subterrânea, solo e rios. (Bambusa)



NOVIDADES EM PRODUTOS NATURAIS





ALIMENTOS



Salgados de festa vegetarianos: kibes, hambúrgueres vegetais, empanados, coxinhas, empadas, entre outros. (Mr.Veggy)



Bebida feita 100% de frutas: Bebida pronta para consumo preparada a partir da combinação de frutas frescas batidas, contendo fibras, vitaminas e minerais. O produto está disponível em quatro sabores: frutas vermelhas, frutas amarelas, frutas silvestres e o mix de açaí, morango e banana. (Geleias Queensberry)

Granola salgada: Trata-se de um produto 100% natural, livre de conservantes e gordura trans. A granola salgada é um tempero crocante, ideal para ser consumido com saladas, sopas, cremes, feijão e arroz. É um alimento rico em fibras, que enriquece ainda mais a refeição com nutrientes que o corpo necessita, além de dar mais sabor a cada prato. O produto é composto por mais de 6 tipos de grãos e fibras, cada um com propriedades importantes para fortalecer e manter o equilíbrio do corpo. (Empório da Natureza)



Pão de Queijo “sem queijo”: após pesquisas e estudos, foi desenvolvida uma fórmula idêntica ao tradicional pão de queijo, mas sem o uso de derivados do leite. Em substituição a esses componentes, a quinoa, um dos super alimentos da Terra, misturada com outros ingredientes, da o sabor idêntico ao original. (Sabor de Saúde)



Farinha de chia integral: oriunda do México, a farinha feita com essa semente ajuda na redução de medidas e emagrecimento. O produto faz parte da nova linha “Empório Nuts”, da Empório do Mel. A semente e a farinha de chia devem ser consumidas em vitaminas, iogurtes e saladas. Duas colheres de sopa (15 gramas) de chia, quantidade diária indicada pelos nutricionistas, oferecem cerca de 50% de ferro (7,3mg) e 27% de magnésio (70mg). (Empório do Mel)

Temperos naturais: são temperos livres de glutamato monossódico, 100% naturais, feitos, também, à base de cogumelos. (Cuesta)

Vinagres especiais: sucesso na edição passada da feira, desta vez, a empresa traz um vinagre com açúcar mascavo, além da versão zero açúcar, lançada ano passado. (Senhor Vicino)



PRODUTOS DE BELEZA, HIGIENE E LIMPEZA



Essências naturais: novas essências de cristais, metais e flores pesquisadas pela psicóloga e especialista em Terapia Floral Berenice de Lara, com enfoque na correção do padrão de desequilíbrio energético, atuando com grande rapidez até o nível físico. (Dharma)



Natuterapia: produtos totalmente artesanais, usando princípios naturais de plantas medicinais, frutas (principalmente cascas), flores e óleos essenciais. A linha de fitocosméticos é composta por sabonetes em barra e líquido, aromatizadores de ambiente em spray e com varetas, cremes e etc. (Agnes)



RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

A Francal Feiras, por meio da Francal Cidadania, vai promover seus projetos de Responsabilidade Socioambiental:

Coleta Seletiva em Pavilhão: consiste em dar destinação ambientalmente correta aos resíduos sólidos gerados nas etapas de montagem, realização e desmontagem da feira, e reverter material reciclado em renda para as famílias que atuam em cooperativas de catadores. Durante os quatro dias de realização da BIO BRAZIL FAIR E NATURAL TECH, monitores ambientais nos corredores orientam os visitantes sobre a importância da reciclagem e do descarte correto do lixo.



Neutralização de Gás Carbônico: consiste na aferição de CO2 emitido a partir de variáveis como consumo total de água e energia elétrica do pavilhão, consumo de combustível com deslocamento do staff da promotora, quantidade de material de divulgação impresso e distribuído, entre outros. Ao final do evento, será gerado o relatório de sustentabilidade com o total de gás carbônico liberado e a recomendação da consequente neutralização por meio do plantio de mudas de árvores.



INFORMAÇÕES IMPORTANTES PARA A IMPRENSA:

CREDENCIAIS: O credenciamento é feito na hora, no Centro de Imprensa. É imprescindível apresentar comprovante de vínculo com o veículo de comunicação: cartão de visitas, crachá, expediente impresso e outros;

ESTACIONAMENTO: O estacionamento usado será o do Parque do Ibirapuera, com entrada pelo Portão 3, que é o mais próximo à Bienal. O sistema de estacionamento é Zona Azul, com o pagamento de R$ 3,00 para uso de duas horas. Não há estacionamento exclusivo para imprensa.





BIO BRAZIL FAIR 2012 – 8ª Feira Internacional de Produtos Orgânicos e Agroecologia e NATURAL TECH 2012 – 8ª Feira Internacional de Alimentação Saudável, Produtos Naturais e Saúde

Data: 24 a 27 de maio

Horário: 11h às 20h (Todos os dias)

Local: Pavilhão da Bienal do Ibirapuera

Organização/Promoção: Francal Feiras

Correalização (Bio Brazil Fair): BRASIL BIO – Associação Brasileira de Orgânicos

Patrocínio Máster: SEBRAE Nacional

Patrocínio: ITAIPU BINACIONAL

Apoio (Bio Brazil Fair): SUFRAMA – Superintendência da Zona Franca de Manaus; Ministério do Desenvolvimento Agrário; Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior; Prefeitura Municipal de São Paulo - Secretaria de Coordenação das SubPrefeituras

Apoio Oficial (Natural Tech):ABC Spas – Associação Brasileira de Clínicas e Spas e ABCFARMA – Associação Brasileira de Comércio Farmacêutico

Apoio (Natural Tech): SUFRAMA – Superintendência da Zona Franca de Manaus; Ministério do Desenvolvimento Agrário; Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; e Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

Colaboração (Natural Tech): SVB – Sociedade Vegetariana Brasileira

Informações pelo telefone: (11) 2226-3100


Twitter: @biobrazilfair; @naturaltech

Facebook: feirabiobrazil; feiranaturaltech

Google+: Bio Brazil Fair; Natural Tech

EVENTO DE NEGÓCIOS E ABERTO AO PÚBLICO

Nenhum comentário:

Postar um comentário