quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Catavento recebe acervo do Museu da Tecnologia de São Paulo




Catavento recebe acervo do Museu da Tecnologia de São Paulo



Locomotiva de 1888 e avião da Segunda Guerra Mundial estão entre as atrações



O Catavento Cultural e Educacional, museu de ciência e tecnologia da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, recebe o acervo do Museu da Tecnologia de São Paulo. No total são 36 equipamentos expostos na área externa do Palácio das Indústrias e em quatro áreas do Catavento (Auditório, Astronomia, Engenho e Educação).

Na parte externa estão os equipamentos de grande porte como, por exemplo, a locomotiva Dübs (fabricada em 1888 na Inglaterra, ela pertenceu à Cia. Paulista de Estradas de Ferro e foi usada brevemente para o transporte de carga) e a Roda Pelton (com 21 conchas de aço e pesando aproximadamente 22 toneladas, é uma turbina hidráulica construída para funcionar em desníveis de água de 1.000 metros de altura ou mais). Outro equipamento em destaque é o avião DC-3 (1936), que foi utilizado como cargueiro militar na Segunda Guerra Mundial. Ao final da guerra, foi adquirido pela VASP e adaptado para a versão civil, permitindo o transporte de passageiros na ponte área Rio-São Paulo até 1972.

As atrações estão totalmente ligadas à história e evolução da cidade de São Paulo, como a carroça pipa com rodas de ferro, importada da cidade de Milão (Itália) na década de 1870, era utilizada na limpeza pública da cidade de São Paulo nas vias de terra, até o início do século XX. Já os bebedouros de aço fundido, importados da Bélgica em aproximadamente 1903, eram utilizados como reservatório para fornecer água aos animais e localizavam-se em pontos de grande circulação em locais onde não havia disponibilidade de água.

“O Catavento é o lugar ideal para expor ao público as maravilhas do Museu de Tecnologia de São Paulo. O acervo poderá agora ser visitado pelo grande público que passa diariamente pelo museu, boa parte formado por crianças e jovens em idade escolar”, afirma Andrea Matarazzo, Secretário de Estado da Cultura.



Equipamentos de pequeno porte



Para abrigar de maneira segura e de forma que fizesse sentido para os visitantes, os equipamentos de menor porte foram alocados em quatro áreas internas do Catavento: Auditório, Engenho, Astronomia e Educação. Na Educação estão expostos equipamentos como a máquina de escrever elétrica FACIT. Fabricada na Alemanha no início do século XX, é feita em ferro e sua tipografia era mudada quando a placa e o tambor eram trocados.



Já o Auditório exibe o Projetor 16mm Premiere 20. De origem norte-americana, o aparelho chamava a atenção por seu design inovador para a época. No Engenho, os visitantes podem conferir de perto o primeiro bloco de motor de caminhão fundido no Brasil, produzido pela Sociedade Técnica de Fundições Gerais sob encomenda da Mercedes Benz. Na Astronomia encontra-se um Sextante, instrumento utilizado para medir ângulos entre as estrelas e o horizonte. Produzido em Londres (Inglaterra) em 1898, o exemplar foi utilizado nos trabalhos de Exploração do Extremo Sertão do Estado de São Paulo, no ano de 1905.



“Recebemos as peças do acervo e somos os responsáveis por sua restauração e exibição. A parceria é resultado do contrato de comodato celebrado entre o Catavento e a Fundação do Museu da Tecnologia”, explica Flávio Tonelli, arquiteto do Catavento responsável pela exposição no novo endereço. “Para restaurar as locomotivas, atrações de destaque especial na área externa, contamos com a ajuda dos profissionais da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária que realizaram um trabalho louvável”, complementa.





Sobre o Catavento

Fruto de uma parceria entre as Secretarias Estaduais da Cultura e da Educação, o Catavento Cultural e Educacional foi fundado em março de 2009 e conta com 250 instalações distribuídas em 4 mil metros quadrados. O espaço é dividido em quatro seções (Universo, Vida, Engenho e Sociedade), cada uma delas elaborada com iluminação e sons diferentes, que contribuem para criar atmosferas únicas e envolventes.

Atrações como uma maquete do sol, uma caverna que reproduz as formações e sons originais, aquários de água salgada, anêmonas e peixes carnívoros e venenosos, uma parede de escaladas onde é possível ouvir histórias de personalidades como Gengis Khan, Julio Cesar e Gandhi e um passeio digital que mostra o Rio de Janeiro em 3D, são apenas algumas das atrações em que os visitantes comprovam que é possível aprender e se divertir ao mesmo tempo.



Serviço

Museu da Tecnologia de São Paulo
Onde: Catavento Cultural e Educacional
Local: Área externa do Palácio das Indústrias e áreas internas do Catavento (Engenho, Educação, Universo e Auditório)
Endereço: Praça Cívica Ulisses Guimarães, S/N – Parque Dom Pedro II, Centro – São Paulo/SP
Quanto: Grátis (exposição na área externa do Palácio das Indústrias) e R$ 6,00 e meia-entrada para estudantes e idosos (atrações da área interna do Catavento com direito à visitação por todas as seções do espaço)
Como chegar: informações no www.cataventocultural.org.br/mapas.asp
Acesso por transporte público: estação de metrô Pedro II e terminal de ônibus do Parque Dom Pedro II
Estacionamento: R$ 5,00 (capacidade para 200 carros)
Infraestrutura: acesso para pessoas com deficiência locomotiva
Funcionamento: terça a domingo, das 9h às 17h (bilheteria do Catavento fecha às 16h)

Nenhum comentário:

Postar um comentário