sexta-feira, 4 de março de 2011

MUITAS VAGAS PARA TRABALHAR EM ITAJAI(SC)/ interessa? arrume as malas e pé na estrada

SETOR NÁUTICO: AZIMUT DO BRASIL INVESTE EM RECURSOS HUMANOS E BUSCA MÃO DE OBRA QUALIFICADA



Apesar das vagas abertas para contratação imediata, empresa enfrenta falta de mão de obra qualificada no setor náutico.



Itajaí, SC, Brasil - Lançada em agosto do ano passado, a fábrica no Brasil do Grupo Azimut-Benetti - o mais importante e respeitado construtor de iates de luxo do mundo – vem recebendo currículos para atender as cerca de 1 mil vagas diretas que devem ser preenchidas neste e no próximo ano, na sede da empresa localizada na cidade de Itajaí, SC.



A Azimut do Brasil iniciou suas atividades com cerca de 20 colaboradores e atualmente conta com mais de 150 pessoas na equipe - contribuindo para o desenvolvimento da região e para a geração de empregos.



Entretanto a principal dificuldade encontrada é a falta de mão de obra qualificada para atender aos requisitos específicos das vagas disponíveis.



“Todas as propostas recebidas são analisadas, mas grande parte não corresponde à área desejada, voltada ao setor naval e, o que é mais difícil ainda, à construção de iates”, informa o CEO da Azimut no Brasil Luca Morando. “Oferecemos um programa de treinamento e de acompanhamento completo a toda a equipe, mas é necessário que haja pelo menos um conhecimento básico para iniciar”, orienta.



Atualmente, existem vagas para a contratação imediata nas seguintes áreas: carpintaria naval, laminação, acabamento em fibra, elétrica naval, montagem (vidros, ferragens, peças, etc), instalações mecânicas e hidráulicas, montagem de móveis navais e estofaria náutica.



De acordo com informações do departamento de Recursos Humanos da empresa, desde agosto de 2010, cerca de 6,5 mil currículos foram recebidos. “Apesar do grande número de currículos, a maioria é destinado para outros setores e não para o que mais precisamos: o naval”, explica a coordenadora de RH da Azimut, Gabriela Pauli.



TREINAMENTO

Com objetivo de contribuir para a qualificação de mão de obra no ramo náutico em Santa Catarina e no Brasil e, consequentemente, para a geração de empregos e de desenvolvimento, a Azimut informa que está de portas abertas para firmar parcerias com as instituições de ensino e órgãos profissionalizantes, disponibilizando profissionais experientes para ministrarem cursos.



“Hoje, pelo que avaliamos de Santa Catarina, os cursos superiores de construção naval estão mais voltados para a utilização do aço, do metal, e não para a construção de iates, para laminação e acabamento em fibra por exemplo”, diz Morando. Por isso, segundo ele, uma das propostas é levar a essas instituições, através de um profissional da Azimut, o conhecimento técnico e especializado do maior fabricante de megaiates do mundo e, além disso, implantar matérias específicas na grade curricular dos cursos.



CURSOS PROFISSIONALIZANTES EM ITAJAÍ

Entre os projetos já estabelecidos, está a parceria com a Prefeitura de Itajaí, através da FEAPI – Fundação de Educação Profissional e Administração Pública. No mês de fevereiro serão acertados os últimos detalhes, e a previsão de início dos cursos profissionalizantes - ministrados por especialistas da Azimut Yachts – é para este ano.



“Este é apenas um primeiro passo para capacitação no Estado e, além disso, dependendo do desempenho de cada um, existe a possibilidade do aluno sair do curso com uma vaga de trabalho garantida”, complementa Morando.



Segundo ele o Brasil é um dos países que mais cresce no mundo no setor náutico. “Mas para que se torne referência no segmento, além do incremento da infraestrutura de serviços e da rede de fornecedores, é imprescindível que haja mão de obra capacitada para atender os estaleiros. A Azimut está à disposição para oferecer seus profissionais para a realização de cursos e palestras, mas por outro lado, precisamos contar com o apoio e o empenho das instituições para promover essa qualificação”, destaca.



MÃO DE OBRA FEMININA PARA O MERCADO NÁUTICO

A presença de mulheres atuando na montagem e produção do setor naval ainda não é frequente no Brasil. “É diferente da Itália onde o sexo feminino tem presença significativa nessas funções, que são bastantes detalhadas e delicadas, e a Azimut acredita e valoriza as mulheres atuando dentro da linha de produção”, esclarece Morando.



Por isso, a coordenadora de RH Gabriela Pauli informa que a empresa também está aberta para a contratação de mulheres para áreas técnicas como a de laminação.



RECURSOS HUMANOS É PRIORIDADE

O investimento e a valorização dos seus colaboradores é uma política seguida à risca pelo grupo Azimut-Benetti. “Em toda a minha trajetória profissional, nunca vi uma empresa com tanta preocupação com seus funcionários”, disse Gabriela Pauli. “Além de todos os benefícios e a atenção extrema com o bem-estar dos trabalhadores, a Azimut se preocupa constantemente com treinamentos e em passar o conhecimento de alto nível que servirá para toda a nossa vida”, afirma.



Além disso, os supervisores, monitores e coordenadores de cada setor recebem a capacitação direto da Itália. Desde o lançamento da fábrica, muitos já foram para o país e, dependendo da necessidade, passaram de 12 a 40 dias. Além de conhecerem toda a estrutura do grupo e o processo de fabricação das embarcações, eles tiveram a oportunidade de realizar atividades supervisionadas “in loco”.



É o caso do supervisor de montagem e produção da fábrica, José Moura, mais conhecido como Keko, que faz parte da equipe Azimut desde agosto do ano passado e, agora, trabalha no processo de construção dos 2 primeiros iates da luxuosa marca que serão lançados neste primeiro semestre, o Azimut 43 e o de 58 pés.



Mesmo depois de 11 anos de experiência no setor, Keko se impressionou com o que viu e com o que aprendeu durante os mais de 20 dias que passou na Itália em outubro de 2010. “Acompanhamos dia-a-dia o processo de fabricação dos iates em Avigliana”, disse. “Fiquei surpreso com a organização, com a qualidade da mão de obra, com a padronização dos processos e com a limpeza, ou seja, o barco mesmo na produção já tem cara de novo”, completa. “Tudo na Azimut precisa estar perfeito e é feito com muita atenção aos pequenos detalhes já que atende pessoas muito exigentes”, diz.



Keko explica ainda que para a fabricação dos primeiros iates no Brasil, todos os processos são acompanhados de perto por uma equipe altamente capacitada de profissionais italianos. “São milhares de peças para a montagem de um barco desse nível e todas elas, por menores que sejam, vêm da Itália catalogadas, uma a uma, para que haja 100% de perfeição. Esse processo será aplicado até que haja uma rede de fornecedores aqui no Brasil capacitada para atender o padrão Azimut para, dessa forma, podermos utilizar os recursos nacionais, já que essa é a intenção da empresa”, finaliza o supervisor orgulhoso com os resultados já alcançados.



O engenheiro eletrecista da fábrica, Washington Guimarães, que também passou quase um mês em treinamento em terras italianas, disse que se surpreendeu com a estrutura tecnológica. “Eles não somente utilizam as mais modernas tecnologias, eles criam inovações tecnológicas para o mercado mundial no setor náutico”, explica.



O supervisor Manoel Martins, há 6 meses na fábrica, é mais um dos integrandes da Azimut que já teve a oportunidade de conhecer de perto a estrutura italiana. “Fui para Turim em dezembro e fiquei impressionado com o que aprendi, é um outro conceito”, elogia.



Com mais de 10 anos de experiência no setor de montagem final de iates, o supervisor Florival da Silva Arruda também esteve em Turim no final do ano passado. “Além do aprendizado, foi uma experiência de vida, quando tive a oportunidade de conhecer culturas diferentes e me atualizar sobre o mercado”, conta. “Não há como comparar a estrutura da Azimut com a de outras empresas do segmento no Brasil, é totalmente diferente, fora do comum. Não é a toa que são considerados os melhores do mundo”, enaltece Florival.



O Diretor Industrial Felipe Berra informa que esse processo de acompanhamento e de capacitação é fundamental para adequar a equipe ao alto e exclusivo padrão do Grupo, ao sistema eficiente de organização e à tecnologia empregada.



QUALIDADE DE VIDA

Além de programas de treinamento, a saúde e o bem-estar dos colaboradores são mais prioridades da empresa. Todos os funcionários recebem um pacote de benefícios que inclui plano de saúde completo, plano odontológico e de alimentação. A coordenadora de RH, Gabriela Pauli, explica que a equipe da Azimut tem um convênio médico à disposição 24 horas por dia para atender quando houver necessidade, mesmo não estando na fábrica e, ainda, os benefícios estendem-se às famílias dos funcionários.



Além disso, todos os profissionais são devidamente registrados, de acordo com o cargo e o piso salarial, que se assemelha ao dos grandes centros urbanos, como o de São Paulo.



“Dentro da política da Azimut em recursos humanos, quanto maior a contribuição e o empenho do funcionário, e a sua permanência na empresa, mais benefícios ele terá”, diz Pauli. Ela explica ainda que todas as pessoas são partes fundamentais do processo e, ao integrar a equipe, já se percebe o “senso de família”, onde todos estão integrados, sabem exatamente as suas funções e, ao mesmo tempo, estão disponíveis para auxiliar os outros quando necessário. “É como um quebra cabeças ou um barco em que cada parte é fundamental para alcançar os resultados desejados”.



Os trabalhadores recebem ainda aulas semanais do idioma italiano, através de uma professora contratada especialmente para atuar dentro da empresa. “A intenção da Azimut é inovar ano a ano, implantando novos benefícios”.



“Não estamos formando funcionários, mas sim um time de alto nível, satisfeito com a empresa em que atua e capacitado para fabricar os modelos de iates mais luxuosos do mundo”, complementa o Ceo da empresa, Luca Morando.



COMO ENVIAR CURRÍCULOS PARA AZIMUT DO BRASIL

Os interessados podem enviar seus currículos para o e-mail: recrutamento@azimutyachts.com.br ou entrar em contato pelo telefone: (47) 3249-7700 com o departamento de Recursos Humanos. Quem preferir, pode também deixar o currículo na portaria da empresa, no endereço: Rua Reinaldo Schmithausen, 663 (Itajaí, SC).



SOBRE O GRUPO

O grupo Azimut-Benetti tem mais de 40 anos de história. Fundado em 1.969, é o primeiro e mais prestigiado construtor de iates do mundo. O grupo, cujos membros incluem as marcas Azimut Yachts, Benetti e Atlantis, cada uma aborda uma linha diferente no mercado de navegação - e a Fraser Yachts, uma marca líder no setor de serviços, opera em 67 países do mundo através de uma rede de vendas de 138 localidades.



Das instalações, são sete unidades de produção de luxo na Itália (incluindo o pólo náutico de Livorno), um pólo náutico na Turquia e agora outra no Brasil. Comercializa a mais ampla e completa gama de iates a motor entre 36 pés e 70 metros do mundo. .



Site: www.azimutyachts.com

Revendedor exclusivo no Brasil: www.yachtbrasil.com.br

3 comentários:

  1. quero saber a onde eu posso faser um cursso para atuar nesta area naval; eu estou em dúvida para faser o cursso de rh ou tecnico em segurança do trabalho ; mas confesso que esta área naval vem me chamando atenção. nanidealmeida@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. trabalho em uma empresa que presta servicos na area de preparacao e pintura para azimut benetti cidade de livorna italia. sou pintor com 14 anos de experiencia no ramo naval. sendo 12 anos trabalhados na industrial naval japonesa e nos ultimos 2 anos aki na Italia. gostaria de saber com me candidatar a uma vaga no azimut benetti ai em Itajai. meu e mail preto_jc@msn.com

    ResponderExcluir
  3. Boa noite, meu nome é Alexandre, e tenho muita experiência em navios de Cruzeiros como Pullmantur, Costa e MSC. Fui barboy, barwaiter, bartender, wine cellar, sommelier e agora pretendo ingressar em iates. Vcs contratam, como devo proceder? Obrigado

    ResponderExcluir