quinta-feira, 24 de março de 2011

ARRUME AS MALAS E VÁ PARA SAMPA

PASSEIO A CUSTO ZERO



O MUSEU DO RELÓGIO “PROFº DIMAS DE MELO PIMENTA” FUNCIONA DAS 9 ÀS 11h30 E DAS 14 ÀS 17 HORAS. A ENTRADA É GRATUITA E UMA MONITORA ACOMPANHA OS VISITANTES.



Conhecer as máquinas que, ao longo de séculos, têm ajudado o homem a contar a passagem do tempo é uma experiência fascinante. Por isso, vale a pena dar uma volta pelo Museu do Relógio Profº Dimas de Melo Pimenta, instalado dentro da indústria Dimep, no Bairro de Vila Leopoldina, em São Paulo. É um programa simples, cultural, divertido e que agrada pessoas de todas as faixas etárias.



Um relógio faz café. O outro tem forma de flor. Há aqueles que são verdadeiras jóias, como o belíssimo broche de ouro, cravejado com pedras preciosas, que pertenceu à segunda Imperatriz do Brasil, Amélia de Leuchtemberg, e os imponentes carrilhões, que fariam bonito em qualquer saguão de alto luxo.



Curiosidades também não faltam: tem relógio de um ponteiro só, relógio de barbearia (que mostra as horas “ao contrário”, para que o cliente possa consultá-lo pelo espelho), e até um macaco de aparência meio sinistra, que revira os olhos conforme passam os minutos. Para a garotada, nada supera o fascínio dos cucos! Os pequenos vibram quando a monitora providencia para que o gracioso pássaro mecânico anuncie as horas...



Também faz parte do acervo o Relógio Atômico, que é referenciado pelos movimentos oscilatórios, a exemplo do que acontece em qualquer outro tipo de relógio. Só que, em vez de a oscilação ser feita por um sistema de pêndulo, balanço ou quartzo, ela ocorre com a estimulação, por meio de ondas eletromagnéticas, dos átomos do Césio 133, que atingem sua frequência máxima de oscilação. Parte do acervo é doação de pessoas que desejam contribuir com o museu, outra parte é aquisição do atual presidente da DIMEP, Dimas de Melo Pimenta II.

Fora os relógios de visual mais impactante, lá estão os reloginhos de pulso ou de bolso, que fizeram parte do cotidiano de muita gente. E, por falar em cotidiano, não se pode esquecer dos relógios de ponto. Carro-chefe dos negócios da Dimep durante muitos anos, essas máquinas que tanto ajudaram a controlar o dia-a-dia nas empresas têm sua ponta de participação na história do crescimento econômico e do progresso do País.



Todas essas peças, e muitas, muitas outras, fazem parte do acervo do Museu do Relógio “Profº Dimas de Melo Pimenta”, o único do gênero na América Latina.



Instalado no interior da empresa Dimep Sistemas, no bairro de Vila Leopoldina, em São Paulo, o Museu funciona l, de segunda a sexta-feira, e também no segundo sábado de cada mês, das 09h às 11h30 e das14h às 17h.



Um Museu cheio de história...

Em 1950, durante uma viagem à cidade de Aparecida (SP), o empresário Dimas de Melo Pimenta (1918-1996), fundador da Dimep, adquiriu um relógio de bolso confeccionado em prata lavrada, com mostrador de esmalte decorado. Este foi o primeiro item de uma coleção que, na década de 1990, chegou a 800 peças, e que em 1975 deu origem ao Museu do Relógio.



Sobre a DIMEP

Fundada há 74 anos, a DIMEP Sistemas evoluiu da fabricação de relógios de ponto para a condição de desenvolvedora de soluções tecnológicas altamente sofisticadas para os controles de ponto e acesso. Em 1997, obteve certificação pela ISO 9001.

A DIMEP é líder no mercado brasileiro e exporta para diversos países da América, Europa e África, além de manter filiais em Portugal, no México e nos Estados Unidos.



Cada vez mais moderna, a DIMEP tem se empenhado em ampliar sua participação em questões de interesse social. Exemplo disso é o apoio dado à Campanha “Todos pela Educação”, que une governos, empresas e entidades do terceiro setor na busca de soluções para os problemas educacionais do País.





Museu do Relógio Profº Dimas de Melo Pimenta

Local: Av. Mofarrej, 840 – Vila Leopoldina, São Paulo/SP

Horário: segunda à sexta – 09h às 11h30 e 14h às 17h

Todo segundo sábado do mês – 09h às 11h30 e 14 às 17h

Informações: (11) 3646-4000

Entrada gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário