sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Turismo na concessão de portos e ferrovias


Turismo na concessão de portos e ferrovias

 

Ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, anuncia inclusão do setor na revitalização da infraestrutura ferroviária e portuária no país

 

 

 Os editais de concessão de portos e ferrovias que serão lançados pelo governo federal no próximo ano irão induzir investimentos em itens voltados para o atendimento de turistas. Em reunião com o ministro do Turismo, Gastão Vieira, e representantes da cadeia produtiva do setor, a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, anunciou hoje (27) que os participantes da concorrência pública terão de prever investimentos na construção de centros de atendimento aos turistas em estações de trens e em infraestrutura adequada para passageiros nos portos.

 

"O turismo é um importante setor e o governo esta atento a ele. O Ministério do Turismo tem participado de grupos de trabalhos estruturantes, voltados para os grande eventos, por exemplo", afirmou Hoffmann. Segundo ela, o Plano de Aviação Regional também levará em consideração o turismo na definição de investimentos.

 

Os representantes da cadeia produtiva do setor agradeceram o trabalho do governo para melhorar o ambiente de negócios no Brasil. Entre os itens destacados estão a inclusão da hotelaria no Plano Brasil Maior, com a desoneração da folha de pagamento, a redução das tarifas energéticas e dos juros dos cartões de crédito.

 

"São itens fundamentais que ajudam a melhorar a competitividade dos nossos serviços e, consequentemente, facilitam o aumento do fluxo turístico no Brasil", avaliou o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Paulo Solmucci.

 

O pacote de medidas voltadas para o turismo prevê, como contrapartida, o fortalecimento do mercado de trabalho, com a abertura de novos postos, e o aumento do faturamento das empresas, com o objetivo de equilibrar a arrecadação. "O governo tem feitos sua parte com a redução de impostos, por exemplo. Agora chegou a hora de a iniciativa privada dar a resposta e baixar preços para atrair mais consumidores, fazer o brasileiro viajar, cada vez mais, pelo país. Vamos cobrar", afirmou Gastão Vieira.

 

A reunião entre os representantes da cadeia produtiva do turismo com os ministros Gastão Vieira e Gleisi Hoffmann fez parte da programação do Dia Mundial do Turismo, comemorado ontem.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário