quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Seminário no Centro Ruth Cardoso, 25 de setembro, ainda dá tempo de arrumar as malas


Centro Ruth Cardoso promove seminário “Feminismos, violência e saúde:
mudanças e permanências no Brasil contemporâneo”


O Centro Ruth Cardoso realizará seminário aberto ao público em torno da questão de gênero no dia 25 de setembro, terça-feira, das 14h30 às 19h30. Serão formadas duas mesas debatedoras, sendo a primeira composta pela Drª Rita Segato, da UnB; Maria Amélia de Almeida Teles, militante feminista e fundadora da União de Mulheres de São Paulo; e Julia Glaciela Oliveira, pós-graduanda da Unicamp, sob moderação da Drª Lucila Scavone, da Unesp; e a segunda pela Drª Maria José Rosado Nunes, da PUC-SP; Drª Maria Luiza Heilborn, coordenadora do Centro Latino-Americano em Sexualidade e Direitos Humanos (CLAM) e do Programa em Gênero, Sexualidade e Saúde do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IMS/UERJ); e Drª Ana Flávia Pires Lucas d'Oliveira, da USP, moderada pela Drª Eva Blay, da USP, ambas com abertura para perguntas.

Depois do êxito de “Feminismos, política e cultura: mudanças no Brasil contemporâneo”, em abril deste ano, o Centro Ruth Cardoso recebe novamente representantes de movimentos feministas, desta vez para debater violência e saúde da mulher. A primeira mesa terá como foco a “Violência de gênero” e suas variações. A segunda, “Feminismos e saúde”, discutirá temas como planejamento reprodutivo, aborto, maternidade, sexualidade, identidade sexual e medicina preventiva e social.

Uma em cada cinco mulheres brasileiras já sofreu algum tipo de violência, dentre eles 16% violência física, 2% violência psíquica e 1% assédio sexual. Apesar da Lei Maria da Penha (Lei 11.340) ter sido decretada em 2006, a violência doméstica e outras formas da violência de gênero são notícias diárias na imprensa, nos programas de televisão e nas redes sociais. Este seminário propõe uma reflexão sobre os avanços, conquistas, impasses e perspectivas na luta dos feminismos pela desnaturalização das relações de violência de gênero, pela saúde das mulheres e pela melhoria na qualidade de suas vidas.
 




Feminismos, violência e saúde: mudanças e permanências no Brasil contemporâneo
Data: terça-feira, 25 de setembro de 2012
Hora: 14h30 às 19h30
Local: Rua Pamplona, 1005 - térreo - Edifício Ruth Cardoso - São Paulo/SP
Inscrições aqui e pelo telefone (11) 3372-4368 (com Tamiris Medeiros)
Lugares limitados!




Organização
Drª. Margareth Rago

Realização
Centro Ruth Cardoso




Sobre o Centro Ruth Cardoso

O Centro Ruth Cardoso foi criado com a missão de preservar a memória e a obra acadêmica e social de sua titular, assim como disseminar conhecimento nas áreas ligadas às políticas sociais e às ciências humanas, para tornar-se armazém, produtor e difusor de novas ideias.
 



Informações para a imprensa:

Centro Ruth Cardoso / Assessoria de comunicação:
Priscila Costa Pires – priscilacp@alfasol.org.br - 11 3372 4377
Tarsila Almeida – tarsilaa@alfasol.org.br - 11 3372 4306

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário