terça-feira, 15 de setembro de 2009

SESC OFERECE VÁRIAS ATIVIDADES GRATUITAS EM COMEMORAÇÃO AO DIA MUNDIAL DO TURISMO

No dia 27 de setembro, comemora-se o Dia Mundial do Turismo.

A idéia central deste ano é destacar a diversidade cultural brasileira e a identidade local das comunidades anfitriãs e dos próprios viajantes e sua saudável relação com o turismo sustentável. Considerando que, apesar das diferenças de sotaques, vocábulos, expressões e até formas, a Língua Portuguesa é um forte elo em todo território nacional, pois de norte a sul, e em diferentes classes sociais podemos nos comunicar, trocar, compartilhar, o SESC Bauru propõe atividades sob o tema "Nossa Língua, Identidade e Diversidade", com objetivo de refletir sobre nossa diversidade lingüística. Confira a programação e participe! Globalização e Linguagem, os estrangeirismos no cotidianoSão plotagens focando o uso de termos que vêm de diversas línguas e áreas de conhecimento que fazem parte da nossa língua cotidiana.

De 11 a 27. Na Sala de Internet. Grátis. Bauru, O Nosso SanduícheA Comedoria do SESC Bauru terá um cardápio diferenciado contendo o tradicional sanduíche Bauru, com selo de certificação do Comtur.

De 11 a 27. Na Comedoria. Cartão Literário Passeio Pelo BrasilCartões postais com trechos de obras literárias de diferentes regiões brasileiras, focando a diversidade do uso e dos vocábulos serão distribuídos ao público da unidade.

De 11 a 27. Área de Convivência. Grátis. Cartões Literários VirtuaisCartões postais com os trechos das obras literárias serão postados, um a cada dia, durante o período do projeto.

De 11 a 27. DocumentárioLíngua Vidas em Português O documentário co-produzido por Brasil e Portugal e filmado em seis países (Brasil, Moçambique, Índia, Portugal, França e Japão) faz um mergulho nas muitas histórias da língua portuguesa e na sua permanência entre culturas variadas do planeta, sobretudo fala, surpreendida através do cotidiano de personagens ilustres e anônimos de quatro continentes.

Dia 16, quarta, às 20h. Sala de Uso Múltiplo 2. Grátis. DocumentárioOlha EstrangeiroBaseado no livro “O Brasil dos gringos”, de Tunico Amâncio, o documentário mostra a visão que o cinema mundial tem do país. Filmado na França, Suécia e EUA, o filme, através de entrevistas com os diretores, roteiristas e atores, desvenda os mecanismos que produzem esses clichês.

Dia 17, quinta, às 20h. Sala de Uso Múltiplo 2. Grátis. LiteraturaMacunaíma e a busca por identidade nacional – A valorização da nossa língua e nossa culturaEncontro do público com a obra literária “Macunaíma herói sem nenhum caráter”, que evidencia a diversidade cultural e lingüística do Brasil. Com a Professora Susana Ventura doutora em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa, pela USP. Leitura de trechos da obra com a atriz Ângela Coelho

Dia 23, quarta, às 19h30. Auditório. 161 lugares. Grátis. MúsicaIara Rennó em MacunaÓperaNeste show com a cantora, compositora, instrumentista, arranjadora e produtora paulistana Iara Rennó apresenta repertório do CD lançado pelo Selo SESC, com trcehos da obra de “Macunaíma – o herói sem caráter”

.Dia 23, quarta, às 21h. Área de Convivência. Grátis. DocumentárioDesmundoDocumentário que aborda a língua como patrimônio cultural imaterial e imagens do Brasil sob o olhar do outro. Direção de Alain Fresnot.

Dia 24, quinta, às 20h. Auditório 161 lugares. Grátis. OficinaMinhas históriasDestinada ao público de terceira idade, visa estimular a oralidade para a preservação de nossa identidade cultural local. Com a Cia Bola de Meia

Dia 25, sexta, das 14h às 16h. Sala de Uso Múltiplo 2. 30 vagas. Grátis.OficinaTradição Oral e Identidade CulturalUma oficina vivencial, recheada de histórias, brincadeiras e relatos, com o objetivo de fortalecer a cultura e memórias de seus participantes.

Dia 25, sexta, das 19h30 às 21h30. Sala de Uso Múltiplo 2. 30 vagas. Grátis. Passeio de um dia São Paulo ModernistaVisita a lugares – chave do Modernismo paulista, como a Pinacoteca do Estado (obras de Brecheret), Monumento às Bandeiras, Museu da Língua Portuguesa (onde a visita guiada apontará para as questões da diversidade lingüística tão explorada pelo Modernismo), MAC – USP (cujo acervo contém importantes obras de expoente do Modernismo nas artes plásticas). O roteiro terá também intervenções cênicas, interpretando poemas e trechos de obras modernistas

.Dia 27, domingo.

Informações sobre inscrições e valores na Central de Atendimento do SESC Bauru

SESC - BauruAv. Aureliano Cardia, 6-71Fone: (14) 3235-1750E-mail: email@bauru.sescsp.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário