segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Passeio turístico leva visitantes a uma viagem pela cultura holandesa

O city tour por Holambra realizado durante a Expoflora inclui visita ao moinho de vento em tamanho natural e à uma fazenda produtora de flores.



As flores e plantas ornamentais não são os únicos atrativos para quem visitar a 28ª Expoflora, realizada de 3 a 27 de setembro, de quinta a domingo e no feriado de 7 de setembro, das 9h às 19h. Os visitantes que forem a Holambra no período da exposição podem também desfrutar de um agradável passeio pelos principais pontos turísticos da Cidade das Flores. Durante o trajeto, o público observa fachadas que exibem a tradição da arquitetura holandesa, conhecem a cidade em city tour e escolhem entre visitar uma fazenda produtora de flores ou um campo de rosas.
Um dos pontos altos do passeio turístico é a parada monitorada com visita ao mirante do Moinho Holandês, de onde se tem uma visão privilegiada de Holambra e dos municípios vizinhos. O moinho tem 38 metros de altura, o que faz dele o mais alto da América Latina, e é uma cópia fiel dos tradicionais moinhos holandeses. Comuns na Holanda, os moinhos são utilizados desde o século 14 para bombear água da terra abaixo do nível do mar e conquistar mais terreno mar adentro. Além disso, esses mesmos moinhos são usados para moer grãos, preparar cerâmica e auxiliar os holandeses em outras atividades do dia a dia.

Estudantes de Turismo da PUC-Campinas atuam como monitores do passeio turístico, fornecendo informações sobre os principais pontos, curiosidades da cidade fundada por imigrantes holandeses e sobre a produção de flores e plantas ornamentais que fez de Holambra referência no assunto em todo o País.

Sobre HolambraConsiderada referência nacional de floricultura, Holambra é responsável por 35% da produção brasileira de flores e plantas e por 80% das exportações desses produtos. Localizada na saída 140 da Rodovia Campinas-Mogi Mirim, interior de São Paulo, a antiga colônia holandesa sedia, todos os anos, a Expoflora, que recebe cerca de 300 mil visitantes a cada edição.

Além da beleza das flores, os turistas são atraídos pela forte presença da cultura holandesa, que pode ser conferida nos grupos de danças típicas, na culinária de seus restaurantes e confeitarias e na arquitetura dos imóveis. Ciente da importância dessas peculiaridades para atrair mais visitantes à cidade, a Prefeitura de Holambra oferece descontos de até 30% do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para quem conservar e adotar a arquitetura holandesa tradicional como estilo de construção.


Serviço28ª ExpofloraData: 03 a 27 de setembro, de quinta-feira a domingo e no feriado de 7 de setembroHorário: das 9h às 19h
Localização: Holambra (rodovia Campinas-Mogi Mirim - SP 340 -, Saída 140) Ingressos na bilheteria: R$ 26,00. Crianças até 5 anos não pagamInformações: fone (19) 3817.2228 - contato@expoflora.com.brwww.ateliedanoticia.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário