quarta-feira, 5 de agosto de 2009

ARRUME AS MALAS E VÁ PARA A CAPITAL


NO AUDITÓRIO IBIRAPUERA, 14 DE AGOSTO, SEXTA-FEIRA, 21H


Um porto-alegrense pergunta a outro:
- Quantas vezes você viu o Tangos & Tragédias?
- Umas 8.
- Por quê, não gostou?
(Luís Fernando Veríssimo)


“Me deixaram acataléptico. É de se lhes tirar o chapéu. Exsudam aprazimento. Vejam enquanto eles estão perto. Vão longe.”
(Millôr Fernandes)

A dupla Tangos & Tragédias, formada pelos músicos e performers Nico Nicolaiewsky e Hique Gómez, completa 25 anos de carreira com uma programação muito especial: criou e interpreta a música Loucura e Luxúria que resume a trama da minissérie Som e Fúria, da Rede Globo, onde os dois artistas também vivem os personagens Irmãos Delfino. Em agosto, a dupla faz shows no Canecão (dia 9 de agosto), no Rio de Janeiro; no Auditório Ibirapuera (14/8), e no Theatro São Pedro (de 25/8 a 6 de setembro), em Porto Alegre.

Tangos & Tragédias, há 25 anos em cartaz, é um espetáculo que reúne música, humor, teatro e muita interação com o público. Cerca de 2000 apresentações já foram feitas para um público superior a um milhão de pessoas no Brasil e exterior.

Há 23 anos realiza temporadas de verão no tradicional Theatro São Pedro, em Porto Alegre, e excursiona anualmente por Florianópolis, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília e outras cidades. No exterior, já realizaram apresentações na Argentina, Colômbia, Equador, Espanha e em Portugal de onde retornaram, pela terceira vez em junho de 2009.

No espetáculo Tangos & Tragédias, os recursos cênicos são garantidos pela ficção construída em torno dos dois personagens: Maestro Plestakaya (Nico Nicolaiewsky, acordeom) e o violinista Kraunus Sang (Hique Gómez). Artistas vindos de um país imaginário chamado Sbórnia, eles executam ao longo de uma hora e meia de espetáculo músicas do ‘folclore sborniano’ além de canções brasileiras de diversas épocas. Tudo passando pelo filtro da comicidade, da teatralidade.

Esses são os ingredientes que fazem Tangos & Tragédias agradar diferentes platéias e faixas etárias. É um espetáculo de grande alcance pelo seu despojamento e por tratar com humor temas como o amor impossível, a dor de cotovelo e outras tragédias do ser humano. O talento musical da dupla se destaca, mas não é apenas nele que reside a força do espetáculo. Além de um show musical, o Tangos & Tragédias é um espetáculo com texto inteligente e interpretações arrebatas de seus dois protagonistas.

O Tangos & Tragédias tem dois produtos que são vendidos em seus espetáculos, ambos do selo independente Sbornia Records, o CD Tangos & Tragédias e o DVD Tangos & Tragédias na Praça da Matriz, lançado em comemoração aos 20 anos da dupla.

“Adoro esses rapazes. Eles sabem o que fazem”.
(Antônio Abujamra)

“...quando eles saem do palco e se transformam em flautistas de Hamelin e o público, encantado como ratinhos, os segue até a rua...até onde eles quiserem.”
(Edgar Scandura)

A Música e o Espetáculo

São dois instrumentos principalmente, acordeom e violino, o bastante para que os arranjos soem como invenções musicais e a técnica dos músicos faz com que essa instrumentação seja tudo o que cada canção necessita.

A comicidade aparece, por exemplo, quando o acordeom faz uma trilha gótica e cinematográfica para O Romance de uma Caveira. O Palhaço, de Egberto Gismonti, introduz Epitáfio, dos Titãs, que acompanhado pelo publico no refrão soa como uma oração. É surpreendente quando os artistas passam para um duo de piano e pandeiro numa versão irreconhecível do Trem das Onze para o inglês, que se inicia com um cool jazz e acaba em um choro atômico acompanhado mais uma vez pelo publico. As músicas conhecidas que interpretamos passam por uma ‘usina de reciclagem’, acabam por serem recriadas no acordeom e violino. Além delas, tem várias composições de nossa autoria.

Invariavelmente o espetáculo acaba no hall do teatro quando não é possivel ganhar as ruas onde quer que estejamos. Na Argentina já causamos um congestionamento na Av Corrientes, uma das principais de Buenos Aires.
É difícil descrever o espetáculo porque ele é como uma vivência. Tem que estar lá pra ver como é que depois de uma dança esdrúxula apresentada como ‘folclórica da Sbornia’, O Copernico, num dos picos de humor, a gente toca em sequência Palhaço e Epitáfio e muitos choram...

“...os dois anarquistas musicais, com seus Tangos e Tragédias, ameaçam nossos valores musicais, nossa compostura e nos matam de rir. Fora com eles!”
(Luís Fernando Veríssimo)

“Bravoriginalíssimo”.
(Paralamas do Sucesso)

Além de Tangos...

Nico Nicolaiewsky não é só um cara que canta O Ébrio e o repertório do T&T há 25 anos. Nico nasceu em 1957, após mais de 10 anos estudando piano, mudou para o Rio de Janeiro para estudar com o maestro e compositor Hans-Joachim Koellreuter. Nos anos 70 fundou o Musical Saracura, banda muito influente no Rio Grande do Sul. Fez trilhas para cinema e teatro, a pedido de diretores como Aderbal Freire Filho, Domingos de Oliveira e Liliana Sulzbach, além de ter escrito uma ópera cômica, As Sete Faces da Verdade. Tem cinco discos solo. O último, Onde Está o Amor, é o mais pop e foi produzido por João Ulhoa, velho parceiro do Pato Fu, banda com quem Nico trabalhou em discos e shows.
Hique Goméz também não só um cara que canta O Romance de uma Caveira há 25 anos. Nascido em Porto Alegre em 1959, começou a estudar música aos 11 anos e nunca mais parou: toca violão popular e clássico, piano, bateria, bandolim, instrumentos de sopro, além do violino. Tem feito constantes concertos com orquestras misturando musica e personagens com arranjos seus. Escreveu e dirigiu a comédia musical Rádio Esmeralda e o espetáculo O Teatro do Disco Solar. E também fez o papel principal e é responsável pela trilha do filme de arte, que faz parte do acervo do Museu de Arte Moderna de Nova York, Festa de Margarette ou Margarette's Feast, de Renato Falcão.
TANGOS & TRAGÉDIAS no AUDITÓRIO IBIRAPUERA - Serviço:

Data: dia 14 de agosto de 2009, sexta-feira, às 21h
Duração: 80 minutos (aproximadamente)
Ingresso: R$ 30,00 e R$ 15,00 (meia-entrada)

Classificação Indicativa: Livre

AUDITÓRIO IBIRAPUERA
Capacidade: 800 lugares
Abertura da casa: 19h00
Abertura da platéia: 20h00
Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº – Portão 2 do Parque do Ibirapuera.

Informações: info@iai.org.br / 3629-1014 – Marina/ 3629-1075 - Sarah
www.grupopontodepartida.com.br / www.auditorioibirapuera.com.br

Ar-condicionado. Acesso a deficientes. Proibido fumar no local.

Horários da bilheteria do Auditório Ibirapuera:
NÃO ABRE SEGUNDA-FEIRA
Terça a Quinta: das 9h às 18h
Sexta e Sábado: das 9h às 21h
Domingo: das 9h às 18h

Ingresso em casa e pontos de venda:
Sistema Ticketmaster, pelo site www.ticketmaster.com.br ou 11 2846-6000. Formas de Pagamento: Visa, Amex e Mastercard, todos os cartões de débito e dinheiro. Não aceita-se cheques.

É recomendável comprar o ingresso com a máxima antecedência.

Meia Entrada:
- Estudantes: apresentar na entrada Carteira de Identidade Estudantil.
- Professores da Rede Estadual, Aposentados e Idosos acima de 60 anos: apresentar RG e comprovante.
- Menores de 12 anos, acompanhados pelos pais, têm direito a 50% de desconto do valor da inteira, quando Censura Livre.

Estacionamentos / Transporte:
Estacionamento Zona Azul – R$1,80 por duas horas. Dias úteis das 10h00 às 20h00, sábados, domingos e feriados das 8h00 às 18h00.
Ônibus: Estação da Luz - Linha 5154 - Terminal Sto Amaro / Metrô Brás - Linha 5630 - Jd. Eliana / Metrô Ana Rosa - Linha 675N - Terminal Sto. Amaro - Linha 677A - Vila Gilda - Linha 775C - Jd. Maria Sampaio / Metrô Vila Mariana - Linha 775 A – Jd. Adalgiza.

Sugerimos que utilizem taxi.

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