NO AUDITÓRIO IBIRAPUERA, 14 DE AGOSTO, SEXTA-FEIRA, 21H
Um porto-alegrense pergunta a outro:
- Quantas vezes você viu o Tangos & Tragédias?
- Umas 8.
- Por quê, não gostou?
(Luís Fernando Veríssimo)
“Me deixaram acataléptico. É de se lhes tirar o chapéu. Exsudam aprazimento. Vejam enquanto eles estão perto. Vão longe.”
(Millôr Fernandes)
A dupla Tangos & Tragédias, formada pelos músicos e performers Nico Nicolaiewsky e Hique Gómez, completa 25 anos de carreira com uma programação muito especial: criou e interpreta a música Loucura e Luxúria que resume a trama da minissérie Som e Fúria, da Rede Globo, onde os dois artistas também vivem os personagens Irmãos Delfino. Em agosto, a dupla faz shows no Canecão (dia 9 de agosto), no Rio de Janeiro; no Auditório Ibirapuera (14/8), e no Theatro São Pedro (de 25/8 a 6 de setembro), em Porto Alegre.
Tangos & Tragédias, há 25 anos em cartaz, é um espetáculo que reúne música, humor, teatro e muita interação com o público. Cerca de 2000 apresentações já foram feitas para um público superior a um milhão de pessoas no Brasil e exterior.
Há 23 anos realiza temporadas de verão no tradicional Theatro São Pedro, em Porto Alegre, e excursiona anualmente por Florianópolis, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília e outras cidades. No exterior, já realizaram apresentações na Argentina, Colômbia, Equador, Espanha e em Portugal de onde retornaram, pela terceira vez em junho de 2009.
No espetáculo Tangos & Tragédias, os recursos cênicos são garantidos pela ficção construída em torno dos dois personagens: Maestro Plestakaya (Nico Nicolaiewsky, acordeom) e o violinista Kraunus Sang (Hique Gómez). Artistas vindos de um país imaginário chamado Sbórnia, eles executam ao longo de uma hora e meia de espetáculo músicas do ‘folclore sborniano’ além de canções brasileiras de diversas épocas. Tudo passando pelo filtro da comicidade, da teatralidade.
Esses são os ingredientes que fazem Tangos & Tragédias agradar diferentes platéias e faixas etárias. É um espetáculo de grande alcance pelo seu despojamento e por tratar com humor temas como o amor impossível, a dor de cotovelo e outras tragédias do ser humano. O talento musical da dupla se destaca, mas não é apenas nele que reside a força do espetáculo. Além de um show musical, o Tangos & Tragédias é um espetáculo com texto inteligente e interpretações arrebatas de seus dois protagonistas.
O Tangos & Tragédias tem dois produtos que são vendidos em seus espetáculos, ambos do selo independente Sbornia Records, o CD Tangos & Tragédias e o DVD Tangos & Tragédias na Praça da Matriz, lançado em comemoração aos 20 anos da dupla.
“Adoro esses rapazes. Eles sabem o que fazem”.
(Antônio Abujamra)
“...quando eles saem do palco e se transformam em flautistas de Hamelin e o público, encantado como ratinhos, os segue até a rua...até onde eles quiserem.”
(Edgar Scandura)
A Música e o Espetáculo
São dois instrumentos principalmente, acordeom e violino, o bastante para que os arranjos soem como invenções musicais e a técnica dos músicos faz com que essa instrumentação seja tudo o que cada canção necessita.
A comicidade aparece, por exemplo, quando o acordeom faz uma trilha gótica e cinematográfica para O Romance de uma Caveira. O Palhaço, de Egberto Gismonti, introduz Epitáfio, dos Titãs, que acompanhado pelo publico no refrão soa como uma oração. É surpreendente quando os artistas passam para um duo de piano e pandeiro numa versão irreconhecível do Trem das Onze para o inglês, que se inicia com um cool jazz e acaba em um choro atômico acompanhado mais uma vez pelo publico. As músicas conhecidas que interpretamos passam por uma ‘usina de reciclagem’, acabam por serem recriadas no acordeom e violino. Além delas, tem várias composições de nossa autoria.
Invariavelmente o espetáculo acaba no hall do teatro quando não é possivel ganhar as ruas onde quer que estejamos. Na Argentina já causamos um congestionamento na Av Corrientes, uma das principais de Buenos Aires.
É difícil descrever o espetáculo porque ele é como uma vivência. Tem que estar lá pra ver como é que depois de uma dança esdrúxula apresentada como ‘folclórica da Sbornia’, O Copernico, num dos picos de humor, a gente toca em sequência Palhaço e Epitáfio e muitos choram...
“...os dois anarquistas musicais, com seus Tangos e Tragédias, ameaçam nossos valores musicais, nossa compostura e nos matam de rir. Fora com eles!”
(Luís Fernando Veríssimo)
“Bravoriginalíssimo”.
(Paralamas do Sucesso)
Além de Tangos...
Nico Nicolaiewsky não é só um cara que canta O Ébrio e o repertório do T&T há 25 anos. Nico nasceu em 1957, após mais de 10 anos estudando piano, mudou para o Rio de Janeiro para estudar com o maestro e compositor Hans-Joachim Koellreuter. Nos anos 70 fundou o Musical Saracura, banda muito influente no Rio Grande do Sul. Fez trilhas para cinema e teatro, a pedido de diretores como Aderbal Freire Filho, Domingos de Oliveira e Liliana Sulzbach, além de ter escrito uma ópera cômica, As Sete Faces da Verdade. Tem cinco discos solo. O último, Onde Está o Amor, é o mais pop e foi produzido por João Ulhoa, velho parceiro do Pato Fu, banda com quem Nico trabalhou em discos e shows.
Hique Goméz também não só um cara que canta O Romance de uma Caveira há 25 anos. Nascido em Porto Alegre em 1959, começou a estudar música aos 11 anos e nunca mais parou: toca violão popular e clássico, piano, bateria, bandolim, instrumentos de sopro, além do violino. Tem feito constantes concertos com orquestras misturando musica e personagens com arranjos seus. Escreveu e dirigiu a comédia musical Rádio Esmeralda e o espetáculo O Teatro do Disco Solar. E também fez o papel principal e é responsável pela trilha do filme de arte, que faz parte do acervo do Museu de Arte Moderna de Nova York, Festa de Margarette ou Margarette's Feast, de Renato Falcão.
Um porto-alegrense pergunta a outro:
- Quantas vezes você viu o Tangos & Tragédias?
- Umas 8.
- Por quê, não gostou?
(Luís Fernando Veríssimo)
“Me deixaram acataléptico. É de se lhes tirar o chapéu. Exsudam aprazimento. Vejam enquanto eles estão perto. Vão longe.”
(Millôr Fernandes)
A dupla Tangos & Tragédias, formada pelos músicos e performers Nico Nicolaiewsky e Hique Gómez, completa 25 anos de carreira com uma programação muito especial: criou e interpreta a música Loucura e Luxúria que resume a trama da minissérie Som e Fúria, da Rede Globo, onde os dois artistas também vivem os personagens Irmãos Delfino. Em agosto, a dupla faz shows no Canecão (dia 9 de agosto), no Rio de Janeiro; no Auditório Ibirapuera (14/8), e no Theatro São Pedro (de 25/8 a 6 de setembro), em Porto Alegre.
Tangos & Tragédias, há 25 anos em cartaz, é um espetáculo que reúne música, humor, teatro e muita interação com o público. Cerca de 2000 apresentações já foram feitas para um público superior a um milhão de pessoas no Brasil e exterior.
Há 23 anos realiza temporadas de verão no tradicional Theatro São Pedro, em Porto Alegre, e excursiona anualmente por Florianópolis, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília e outras cidades. No exterior, já realizaram apresentações na Argentina, Colômbia, Equador, Espanha e em Portugal de onde retornaram, pela terceira vez em junho de 2009.
No espetáculo Tangos & Tragédias, os recursos cênicos são garantidos pela ficção construída em torno dos dois personagens: Maestro Plestakaya (Nico Nicolaiewsky, acordeom) e o violinista Kraunus Sang (Hique Gómez). Artistas vindos de um país imaginário chamado Sbórnia, eles executam ao longo de uma hora e meia de espetáculo músicas do ‘folclore sborniano’ além de canções brasileiras de diversas épocas. Tudo passando pelo filtro da comicidade, da teatralidade.
Esses são os ingredientes que fazem Tangos & Tragédias agradar diferentes platéias e faixas etárias. É um espetáculo de grande alcance pelo seu despojamento e por tratar com humor temas como o amor impossível, a dor de cotovelo e outras tragédias do ser humano. O talento musical da dupla se destaca, mas não é apenas nele que reside a força do espetáculo. Além de um show musical, o Tangos & Tragédias é um espetáculo com texto inteligente e interpretações arrebatas de seus dois protagonistas.
O Tangos & Tragédias tem dois produtos que são vendidos em seus espetáculos, ambos do selo independente Sbornia Records, o CD Tangos & Tragédias e o DVD Tangos & Tragédias na Praça da Matriz, lançado em comemoração aos 20 anos da dupla.
“Adoro esses rapazes. Eles sabem o que fazem”.
(Antônio Abujamra)
“...quando eles saem do palco e se transformam em flautistas de Hamelin e o público, encantado como ratinhos, os segue até a rua...até onde eles quiserem.”
(Edgar Scandura)
A Música e o Espetáculo
São dois instrumentos principalmente, acordeom e violino, o bastante para que os arranjos soem como invenções musicais e a técnica dos músicos faz com que essa instrumentação seja tudo o que cada canção necessita.
A comicidade aparece, por exemplo, quando o acordeom faz uma trilha gótica e cinematográfica para O Romance de uma Caveira. O Palhaço, de Egberto Gismonti, introduz Epitáfio, dos Titãs, que acompanhado pelo publico no refrão soa como uma oração. É surpreendente quando os artistas passam para um duo de piano e pandeiro numa versão irreconhecível do Trem das Onze para o inglês, que se inicia com um cool jazz e acaba em um choro atômico acompanhado mais uma vez pelo publico. As músicas conhecidas que interpretamos passam por uma ‘usina de reciclagem’, acabam por serem recriadas no acordeom e violino. Além delas, tem várias composições de nossa autoria.
Invariavelmente o espetáculo acaba no hall do teatro quando não é possivel ganhar as ruas onde quer que estejamos. Na Argentina já causamos um congestionamento na Av Corrientes, uma das principais de Buenos Aires.
É difícil descrever o espetáculo porque ele é como uma vivência. Tem que estar lá pra ver como é que depois de uma dança esdrúxula apresentada como ‘folclórica da Sbornia’, O Copernico, num dos picos de humor, a gente toca em sequência Palhaço e Epitáfio e muitos choram...
“...os dois anarquistas musicais, com seus Tangos e Tragédias, ameaçam nossos valores musicais, nossa compostura e nos matam de rir. Fora com eles!”
(Luís Fernando Veríssimo)
“Bravoriginalíssimo”.
(Paralamas do Sucesso)
Além de Tangos...
Nico Nicolaiewsky não é só um cara que canta O Ébrio e o repertório do T&T há 25 anos. Nico nasceu em 1957, após mais de 10 anos estudando piano, mudou para o Rio de Janeiro para estudar com o maestro e compositor Hans-Joachim Koellreuter. Nos anos 70 fundou o Musical Saracura, banda muito influente no Rio Grande do Sul. Fez trilhas para cinema e teatro, a pedido de diretores como Aderbal Freire Filho, Domingos de Oliveira e Liliana Sulzbach, além de ter escrito uma ópera cômica, As Sete Faces da Verdade. Tem cinco discos solo. O último, Onde Está o Amor, é o mais pop e foi produzido por João Ulhoa, velho parceiro do Pato Fu, banda com quem Nico trabalhou em discos e shows.
Hique Goméz também não só um cara que canta O Romance de uma Caveira há 25 anos. Nascido em Porto Alegre em 1959, começou a estudar música aos 11 anos e nunca mais parou: toca violão popular e clássico, piano, bateria, bandolim, instrumentos de sopro, além do violino. Tem feito constantes concertos com orquestras misturando musica e personagens com arranjos seus. Escreveu e dirigiu a comédia musical Rádio Esmeralda e o espetáculo O Teatro do Disco Solar. E também fez o papel principal e é responsável pela trilha do filme de arte, que faz parte do acervo do Museu de Arte Moderna de Nova York, Festa de Margarette ou Margarette's Feast, de Renato Falcão.
TANGOS & TRAGÉDIAS no AUDITÓRIO IBIRAPUERA - Serviço:
Data: dia 14 de agosto de 2009, sexta-feira, às 21h
Duração: 80 minutos (aproximadamente)
Ingresso: R$ 30,00 e R$ 15,00 (meia-entrada)
Classificação Indicativa: Livre
AUDITÓRIO IBIRAPUERA
Capacidade: 800 lugares
Abertura da casa: 19h00
Abertura da platéia: 20h00
Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº – Portão 2 do Parque do Ibirapuera.
Informações: info@iai.org.br / 3629-1014 – Marina/ 3629-1075 - Sarah
www.grupopontodepartida.com.br / www.auditorioibirapuera.com.br
Ar-condicionado. Acesso a deficientes. Proibido fumar no local.
Horários da bilheteria do Auditório Ibirapuera:
NÃO ABRE SEGUNDA-FEIRA
Terça a Quinta: das 9h às 18h
Sexta e Sábado: das 9h às 21h
Domingo: das 9h às 18h
Ingresso em casa e pontos de venda:
Sistema Ticketmaster, pelo site www.ticketmaster.com.br ou 11 2846-6000. Formas de Pagamento: Visa, Amex e Mastercard, todos os cartões de débito e dinheiro. Não aceita-se cheques.
É recomendável comprar o ingresso com a máxima antecedência.
Meia Entrada:
- Estudantes: apresentar na entrada Carteira de Identidade Estudantil.
- Professores da Rede Estadual, Aposentados e Idosos acima de 60 anos: apresentar RG e comprovante.
- Menores de 12 anos, acompanhados pelos pais, têm direito a 50% de desconto do valor da inteira, quando Censura Livre.
Estacionamentos / Transporte:
Estacionamento Zona Azul – R$1,80 por duas horas. Dias úteis das 10h00 às 20h00, sábados, domingos e feriados das 8h00 às 18h00.
Ônibus: Estação da Luz - Linha 5154 - Terminal Sto Amaro / Metrô Brás - Linha 5630 - Jd. Eliana / Metrô Ana Rosa - Linha 675N - Terminal Sto. Amaro - Linha 677A - Vila Gilda - Linha 775C - Jd. Maria Sampaio / Metrô Vila Mariana - Linha 775 A – Jd. Adalgiza.
Sugerimos que utilizem taxi.
Data: dia 14 de agosto de 2009, sexta-feira, às 21h
Duração: 80 minutos (aproximadamente)
Ingresso: R$ 30,00 e R$ 15,00 (meia-entrada)
Classificação Indicativa: Livre
AUDITÓRIO IBIRAPUERA
Capacidade: 800 lugares
Abertura da casa: 19h00
Abertura da platéia: 20h00
Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº – Portão 2 do Parque do Ibirapuera.
Informações: info@iai.org.br / 3629-1014 – Marina/ 3629-1075 - Sarah
www.grupopontodepartida.com.br / www.auditorioibirapuera.com.br
Ar-condicionado. Acesso a deficientes. Proibido fumar no local.
Horários da bilheteria do Auditório Ibirapuera:
NÃO ABRE SEGUNDA-FEIRA
Terça a Quinta: das 9h às 18h
Sexta e Sábado: das 9h às 21h
Domingo: das 9h às 18h
Ingresso em casa e pontos de venda:
Sistema Ticketmaster, pelo site www.ticketmaster.com.br ou 11 2846-6000. Formas de Pagamento: Visa, Amex e Mastercard, todos os cartões de débito e dinheiro. Não aceita-se cheques.
É recomendável comprar o ingresso com a máxima antecedência.
Meia Entrada:
- Estudantes: apresentar na entrada Carteira de Identidade Estudantil.
- Professores da Rede Estadual, Aposentados e Idosos acima de 60 anos: apresentar RG e comprovante.
- Menores de 12 anos, acompanhados pelos pais, têm direito a 50% de desconto do valor da inteira, quando Censura Livre.
Estacionamentos / Transporte:
Estacionamento Zona Azul – R$1,80 por duas horas. Dias úteis das 10h00 às 20h00, sábados, domingos e feriados das 8h00 às 18h00.
Ônibus: Estação da Luz - Linha 5154 - Terminal Sto Amaro / Metrô Brás - Linha 5630 - Jd. Eliana / Metrô Ana Rosa - Linha 675N - Terminal Sto. Amaro - Linha 677A - Vila Gilda - Linha 775C - Jd. Maria Sampaio / Metrô Vila Mariana - Linha 775 A – Jd. Adalgiza.
Sugerimos que utilizem taxi.
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