terça-feira, 5 de outubro de 2010

Panamá é o destino ideal para o ‘ecoturista brasileiro’ nos próximos feriados

Com clima tropical e uma temperatura média de 29 graus o ano todo, o país tem se tornado um dos destinos prediletos dos turistas apaixonados por natureza

Próximo ao Brasil, o Panamá é uma excelente opção para quem procura ar puro, muitas trilhas, vales, praias, fauna, flora e paisagens exuberantes para se aventurar e relaxar nos próximos feriados prolongados, de 02 e 15 de novembro. Trata-se de um destino original e inexplorado, com muita natureza e história!

O país é um lugar emblemático, ponte entre dois continentes e a união marítima de dois oceanos. País tropical de múltiplas atmosferas, privilegiado pela natureza e com uma biodiversidade que o torna hoje um paraíso para os amantes do ecoturismo. Além das atrações naturais e culturais, possui ótima infraestrutura de hotelaria e serviços sob medida para todos os tipos de viajantes.

São muitas as atrações de turismo ecológico no Panamá, no mar ou em terra firme, com impressionante fauna e flora e vales e canyons maravilhosos.

Apaixonados pelo mar

Para aqueles interessados na fauna marítima e na vida no mar, a costa do Pacífico do Panamá conta com ilhas inexploradas de areias brancas e águas cristalinas, como as do arquipélago de Las Perlas e as do Golfo de Montijo. Coiba é a maior ilha do litoral, e o principal atrativo que oferece é a observação de baleias, já que a área é um importante berçário para estes cetáceos. Tanto a Ilha da Contadora como a Ilha de San José são locais paradisíacos, em que se pode praticar mergulho, snorkeling e canoagem, ao lado de baleias, golfinhos e tubarões.

O Caribe panamenho oferece também ilhas exóticas como as ilhas de Bocas del Toro, com seus remansos de águas transparentes, e as 365 ilhas que formam o maravilhoso paraíso de ilhas de Kuna Yala, com centenas de praias de areias brancas e água turquesa.

Panamá, um santuário de aves

Os amantes de aves encontraram no Panamá um éden com as mais variadas espécies. No Camino del Oleoducto e em outros parques nacionais foram identificadas cerca de 385 aves diferentes em 24 horas.

Na província de Chiriqui fica o Parque Nacional Volcán Barú, um dos picos mais altos do Panamá. Nesta terra fértil de bosques espessos, o viajante pode praticar alpinismo e caminhadas enquanto observa algumas das 250 espécies de aves registradas na região.

Outro lugar importante para a observação de aves é o Parque Internacional La Amistad, em que foram identificadas mais de 425 espécies de aves das 925 encontradas em nível nacional. Este parque oferece a oportunidade de conhecer comunidades indígenas, como o grupo étnico Teribe, e percorrer trilhas ecológicas como La Cascada e El Retoño.

Para avistar o majestoso quetzal, é indispensável visitar o Vale de Cerro Punta, com um clima temperado e agradável, que favorece a produção de quase 80% dos legumes e verduras do Panamá.

Vales e canyons

Para caminhar, escalar e nadar nas piscinas naturais, não há lugar mais especial e de maior beleza que o Canyon da Angostura, localizado na província de Cocle. Pedras enormes de formas e cores incomuns erguem-se ao longo do rio, umas sobre as outras, em uma distribuição caprichosa, convidando o viajante a conquistá-las e a descansar sobre elas, enquanto escuta o som do rio no seu passo rápido entre as montanhas.

Um passeio fascinante nesta mesma província é a caminhada pelo Cerro de Gaital, uma área protegida com flora e fauna diversas. Entre as espécies que podem ser encontradas estão a esquiva rã dourada e cerca de 100 espécies de orquídeas. Uma delas é a Flor do Espírito Santo, símbolo do Panamá.

Para quem gosta do turismo de aventura, uma experiência inesquecível é o passeio de tirolesa, que sobrevoa a vegetação exuberante e a espetacular queda d'água El Chorro del Macho. Esta cascata tem 25 metros de altura e fica no Vale de Antón, um refúgio ecológico de riqueza sem igual.

Sobre o Panamá

O Panamá é um destino original e inexplorado, com natureza e história exuberantes. Uma jóia instalada entre dois mares. Um país com uma localização privilegiada, dono de uma paisagem impressionante que consiste de uma variedade de ecossistemas: praias, montanhas, a única cidade com uma floresta tropical interna e o famoso Canal do Panamá. O Panamá é um destino que oferece uma combinação exótica de riqueza étnica e história colonial, entrelaçadas ao crescimento e ao luxo contemporâneo da moderna Cidade do Panamá, nomeada capital do país em 1673. O distrito histórico da cidade, Casco Viejo, foi considerado pela UNESCO um Patrimônio da Humanidade. O Canal do Panamá é chamado de "a oitava maravilha do mundo", e levou 10 anos para ser construído, com o trabalho de 250 mil pessoas de todo o mundo.

Este país da América Central dá as boas-vindas aos seus visitantes com muitas atrações naturais e culturais, infraestrutura de hotelaria e serviços sob medida para todos os tipos de viajantes, de aventureiros a turistas, bem como aqueles que passam pela cidade a negócios, para participar de conferências ou convenções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário