Adventure Sports Fair pode gerar mais de R$ 29 milhões com turismo para São Paulo
Organizadores esperam público de 60 mil pessoas durante a edição 2010 de feira;
Levantamento realizado na edição 2009 do evento mostrou que mais de 21% são turistas.
Em sua 12ª edição, a Adventure Sports Fair, evento de esportes e turismo de aventura, espera receber entre os dias 23 e 26 de setembro mais de 60 mil visitantes. O número é quase 13% maior do que o ano passado. Com muitas atrações e centenas de expositores, o volume de negócios gerado na feira também deve subir. Em 2009, foi da ordem de R$ 89 milhões, número que deve ser chegar aos R$ 95 milhões em 2010. E a maior prova do crescimento do evento é que este ano acontece no Anhembi Parque, o maior e mais versátil centro de eventos da América do Sul.
De acordo com uma pesquisa realizada na edição de 2009 da feira, mais de 21% do público é composto por turistas, sendo 1,5% estrangeiros. Segundo o Observatório do Turismo da Cidade de São Paulo, núcleo de estudos e pesquisas da São Paulo Turismo (SPTuris – empresa municipal de promoção turística e eventos), que realizou o levantamento, a expectativa é que a feira atraia mais de 12 mil visitantes à cidade, que deixarão cerca de R$ 29 milhões durante sua estadia.
Para o diretor de Turismo e Entretenimento da SPTuris, Luiz Sales, esses estudos são muito importantes para a atividade turística na capital paulista e muito úteis para traçar ações pontuais, que possam ir ao encontro do perfil do público de cada evento. “Buscamos sempre o máximo de dados sobre os grandes eventos que acontecem na cidade. Precisamos entender quem são esses turistas para descobrir como recebê-los melhor. É também uma forma de quantificar o que esses grandes eventos movimentam para o município e verificar se estão crescendo. Com esses dados concretos e em bases regulares, conseguimos apontar tendências e nos antecipamos para trabalhar projetos assertivos”, ressalta.
O levantamento ainda traçou o perfil do frequentador da Adventure Sports Fair em 2009. Dos 52,3 mil visitantes, quase 22% vieram à capital paulista especialmente para o evento e mais de 90% eram oriundos de cidades do Interior e Litoral do Estado de São Paulo.
Ainda segundo a pesquisa, a maior parte do público (53,7%) é do gênero masculino e 48,5% trabalham como autônomos. A renda da maioria (31,7%) é de 5 a 10 salários mínimos e a faixa etária predominante é de 30 a 39 anos (38,4% do total). O grau de instrução mais citado é o superior (41,1%).
Com relação à hospedagem em São Paulo, o setor hoteleiro absorveu 30,4% dos visitantes, que ficaram em flats e hotéis, enquanto 20,3% deles optaram pela casa de amigos e parentes. A média de permanência na cidade foi de 3,7 pernoites. Nesse período, cada turista gastou, em média, R$ 2.442,47. A maioria deles (34,2%) vem a São Paulo semestralmente.
Os turistas também puderam avaliar a cidade. O resultado demonstra satisfação do público, principalmente no que diz respeito a compras, gastronomia, atrativos culturais e hospedagem. Já limpeza e segurança pública foram os itens que menos agradaram a maioria dos visitantes, mas ainda sim foram avaliados com notas acima da média.
Avaliação da cidade pelos turistas
(Critério: mínimo de 1 para “aquém das expectativas” e máximo de 7 para “muito além das expectativas”. Os percentuais citados são aqueles que obtiveram a maioria das notas dos entrevistados).
Gastronomia: 67,1% deram nota 7
Compras: 66,8% deram nota 7
Atrativos Culturais: 50,3% deram nota 7
Hospedagem: 45,4% deram nota 7
Hospitalidade da população: 41,1% deram nota 7
Transporte público: 23,8% deram nota 5
Limpeza urbana: 22,3% deram nota 4
Segurança Pública: 19,1% deram nota 4
Anhembi Parque
Para facilitar a movimentação e o acesso do público crescente, a organização optou pelo Pavilhão de Exposições do Anhembi como sede. Sua estrutura e localização permitem acomodar um número maior de visitantes e todas as atrações planejadas para essa edição, que vão de esqui em pista de gelo artificial, escalada, caiaque, mergulho, arvorismo, cascading a pistas off-road para teste-drive de bicicleta e de carros 4 x 4. A feira ainda reúne produtos diversos, como equipamentos e vestuário e destinos de ecoturismo.
Os temas da sustentabilidade e da acessibilidade serão destaque nesse ano, com iniciativas distintas. O primeiro é abordado pelo projeto Adventure Attitude, responsável por realizar a coleta seletiva de lixo e também na área dedicada a oferecer somente produtos sustentáveis desenvolvidos para o setor hoteleiro e parques nacionais. O segundo, é realçado pela disponibilização de atividades para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, como a tirolesa e demonstrações de sela adaptada.
Serviço:
Adventure Sports Fair 2010
Data: 23 a 26 de setembro
Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi
End.: Av. Olavo Fontoura, 1.209 – Santana – Zona Norte.
*Haverá transporte gratuito da estação Tietê do metrô ao evento.
Horário: quinta e sexta-feira, das 14h às 22h. Sábado, das 12h às 22h. Domingo, das 12h às 20h.Ingresso: R$ 20 (individual, para um dia de evento). Grátis para crianças de até 9 anos e adultos com mais de 65 anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário