quinta-feira, 22 de julho de 2010

Costa Esmeralda: destino turístico também no inverno




Costa Esmeralda: destino turístico também no inverno

Semana Internacional de Gastronomia ganha ainda mais visibilidade em sua terceira edição e estimula o turismo fora da temporada de verão

As cidades de Itapema, Porto Belo e Bombinhas são conhecidos destinos de verão. Na alta temporada, os municípios que formam a Costa Esmeralda recebem milhares de turistas que buscam suas lindas praias e serviços de qualidade. Há três anos, para estimular a movimentação turística também no inverno, o Costa Esmeralda Convention & Visitors Bureau encabeçou um ousado projeto: a Semana Internacional de Gastronomia da Costa Esmeralda.

No ano passado, o evento reuniu mais de 2 mil pessoas, que participaram de aulas-shows com grandes chefs e workshops ministrados por professores de renomadas instituições de ensino. Neste ano, a Semana Internacional de Gastronomia acontece de 24 a 31 de julho. De acordo com Luiz Otávio Lustosa, presidente da entidade, a expectativa é de que a terceira edição do evento, que vem se firmando como um dos mais importantes da área no Estado, tenha a participação de 3 mil pessoas. O evento movimenta o setor hoteleiro. Um “Normalmente, temos um aumento de 50% em cima da população usual do período”, explica Fernando Dal Molin, proprietário do empreendimento.
Rota Gastronômica
O movimento dos restaurantes também tem um incremento. Durante todo o mês de julho, 21 casas da região participam de um festival gastronômico. Eles preparam pratos especiais para a Rota Gastronômica. Proprietário da Tatuíra Petisqueira, Lustosa conta que em 2009 as vendas durante a Rota Gastronômica surpreenderam. “Foram vendidas 83 unidades do prato especial do Tatuíra, o Garo Palhau, prato que incorporado ao cardápio, teve grande procura no verão”, aponta o presidente.
Neste ano, a Rota Gastronômica já está apresentando bons resultados para os restaurantes participantes. O Restaurante Berro D’Água, de Bombinhas, funciona durante esta época do ano apenas nos fins de semana. Apesar disso, já foram vendidas 60 unidades do prato especialmente preparado para o festival, o Congrio
Mediterrâneo. “A Rota Gastronômica nos faz criar algo diferente que nos dá possibilidade de atrair outros clientes e apresentar uma novidade para nossos clientes usuais”, explica Bruno Schaefer Leite, proprietário do Restaurante Berro D’Água.

Foto 1 – Região ganha movimentação com a organização do evento
Foto 2 – Restaurante Berro D’Água já vendeu 60 unidades do Congrio

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