Projeto visa envolver Barretos e região com as questões sócio-ambientas. As escolas públicas e privadas e toda comunidade são prioridade na iniciativa.
Com o objetivo de promover a consciência ambiental, social e econômica da comunidade, acontece de 10 a 12 de junho no Rancho do Peãozinho, no Parque do Peão de Barretos, a 1ª Feira do Meio Ambiente. A visitação será gratuita.
Segundo a presidente da Associação Cultural e Turística – VIVART, Renata de Freitas Teixeira, "o foco principal do evento é sensibilizar a todos para uma vida ecologicamente correta". Entre as atividades que acontecerão no local, estão as oficinas de transformação de lixo reciclável, a sala sobre aquecimento global, sala de consumo inteligente de água, a feira de cacarecos e a sala sobre construções sustentáveis. “A feira busca a conscientização das pessoas. Mostraremos como obter renda a partir do lixo, além disso, o objetivo é dar visibilidade às empresas que apresentarem seus projetos de sustentabilidade”, diz a Engª Marony Martins Dutra, professora da Engenharia Civil do Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos (UNIFEB).
Para Marony, um dos destaques do evento é a feira de cacarecos. “Todas as crianças terão que trazer para o evento um brinquedo que não usa mais e um reciclável. A feira de cacarecos funcionará como barganha, a criança trocará um brinquedo que não usa por um outro. E os recicláveis que trouxerem, usarão nas oficinas.”
Além das oficinas e salas de visitas, todo o projeto e designer dos ambientes da Feira serão feitos com material reciclável.
São esperadas mais de 2 mil crianças das escolas públicas e particulares de Barretos e região, alunos da UNIFEB, SENAC e outras instituições de ensino.. “As crianças são nosso foco principal mas a Feira será aberta a todo público”, afirma Marcos Murta, presidente de Os Independentes.
Durante o evento haverá ainda apresentações artísticas, culturais e educativas, exposições de arte, fotografias, trabalhos ambientais das escolas e da Casa Ecopeãozinho.
A 1ª Feira do Meio Ambiente é uma iniciativa da Associação Cultural de Turismo - VIVART com parceria de Os Independentes e UNIFEB. O evento estará aberto ao público das 09h00 às 17h00 durante os três dias.
Casa Ecológica – Desde 2006 foram criadas duas casas totalmente ecológicas pelos alunos de Engenharia Civil e Elétrica do Unifeb, que hoje estão expostas na Instituição e no Rancho do Peãozinho. A casa do Rancho poderá ser vista pelos convidados da 1ª Feira do Meio Ambiente. Para a construção, que tem 65 metros quadrados, foram utilizados uma tonelada de pneus, cerca de 12 toneladas de entulho de construção civil, cerca de cinco mil garrafas Pet e 400 caixinhas de leite, e energia eólica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário