segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Vila Naiá tem programação especial para o Réveillon 2012



INTEGRAÇÃO COM NATUREZA E CERIMÔNIA INDÍGENA NO RÉVEIlLLON
ECOCHIQUE DO VILA NAIÀ

Hotel na praia de Corumbau (BA) tem programa especial para hospedagem no final de ano

A chegada do ano de 2012 reserva uma experiência especial para os hóspedes do Vila Naiá: uma semana de conforto e bem estar em contato integral com a natureza e a oportunidade de acompanhar uma cerimônia indígena de boas vindas ao novo ano. A experiência, super exclusiva, está disponível para apenas 18 pessoas. O hotel recebe crianças. Durante o período das festas de final de ano, a estadia mínima é de sete dias com direito a toda a programação gastronômica.

Na noite do dia 31 de dezembro, a festa acontece ao redor de uma fogueira em frente à praia e uma queima de fogos complementa o momento mágico em frente ao mar da Bahia. No final da tarde do dia 01 de janeiro, os índios da reserva Pataxó que fica vizinha ao Vila Naiá realizam na praia em frente ao hotel um ritual espiritual de saudação à natureza e boas vindas ao ano que se inicia. Todos os hóspedes são convidados para esta celebração.

Para quem busca aproveitar o mar e sol da Bahia, sem o agito e a badalação mais característicos do réveillon, a hospedagem no Vila Naiá reserva excelentes opções de lazer e esporte para um momento de integração com a família e os amigos. Além das tendas na praia e da piscina, há surpresas como as trilhas interpretativas pela Mata Atlântica para observação de espécies da fauna e flora nativa.

Quem deseja um pouco de mais de esporte e adrenalina conta com opções como descer o rio Corumbau de caiaque ou fazer um percurso de bicicleta pela praia. Passeios de lancha ou carro levam a localidades próximas como Caraíva, Cumuruxatiba, Barra Velha, Barra do Cahy, Praia do Espelho e Trancoso. Uma pedida especial é praticar mergulho nas piscinas do recife Mato Grosso para observar cardumes de peixes e formações de coral.

A gastronomia privilegia ingredientes orgânicos. O café da manhã, almoço e jantar são servidos a qualquer hora e local, de acordo com a vontade do hóspede. O cardápio tem inspiração contemporânea com peixes sempre frescos e pães feitos in loco e a adega é abastecida com rótulos de diversas regiões do mundo.

A própria chegada ao local já permite avistar paisagens incríveis: por terra, o acesso se dá por meio de uma viagem de Toyota Hilux em um percurso de 3h30 margeando o Monte Pascoal. Há ainda opções de transfer por avião ou helicóptero a partir de Porto Seguro. A atmosfera de requinte e descontração tem início pela recepção, onde os hóspedes são recebidos com água de coco sempre fresca. Longas passarelas de madeira ao ar livre ligam todos os ambientes do hotel. São verdadeiros corredores, refrescados pela brisa que vêm do mar e cercados pela vegetação natural da região.

Vila Naiá Hotel
Praia de Corumbau - Bahia
Reservas: (11) 3063-2023

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

FESTA DA BANANA EM SÃO BENTO DO SAPUCAI



Festa da Banana em São Bento do Sapucaí

Já tradicional na região da Serra da Mantiqueira, a Festa da Banana reúne produtores e público nos dias 12 e 13 de novembro, em São Bento do Sapucaí. Com programação musical, exposição da fruta, espaço de arte e artesanato, o evento acontece na Praça Dr. Adhemar de Barros.
Aproveitando a ocasião, até o dia 27, os restaurantes da cidade promovem o Festival Gastronômico “Aromas e Sabores da Banana”. No cardápio do Restaurante Trincheira, situado na Pousada do Quilombo, o prato especial é o Virado Caipira de Banana, que leva purê de virado de banana com mousse de queijo, acompanhado com crisp de parmesão e canela fresca com café caipira.
Durante o final de semana da festa, serão realizados concursos entre os produtores. Entre eles, o de melhor despencador, melhor cacho, maior e menor peso, produtor mais idoso e produtor mais jovem, gastronomia proposta com a fruta e maior diversidade. Haverá sorteio de brindes para aqueles que levarem cachos.

Programação da Festa:

Dia 12/11 (sábado)
16h – abertura oficial
16h30 – Junior Violeiro e Zé Henrique
19h – Missa Sertaneja
20h – André Minchetti e Jorge Murad
21h – Forró com Cecília Liz

Dia 13/11 (domingo)
14h – concursos
18h – entrega de prêmios
20h – grupo Alma Caipira de Gonçalves
21h – Orgulho Caipira de Lagoinha

Serviço:

Restaurante Trincheira
Pousada do Quilompo - Estrada do Quilombo, 1403 São Bento do Sapucaí - SP
Reservas: (12) 3971-2688 / 3971-2686 / 3971-2400
Celular: (12) 9781.6982
Site: www.pousadadoquilombo.com.br
Facebook: pousadadoquilombo

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Grupo Pestana oferece pacotes especiais para o feriado de Proclamação da República

Grupo Pestana oferece pacotes especiais
para o feriado de Proclamação da República
o São Paulo, 26 de outubro de 2011

Quem quiser aproveitar o feriado de 15 de novembro para descansar e se divertir pode escolher um dos pacotes especiais que a Rede Pestana Hotels & Resorts preparou para a data. Uma das opções é Natal, com altas temperaturas, belas praias e um resort completo para agradar toda a família. Já quem deseja uma viagem com mais aventura, pode desfrutar da estrutura que Angra dos Reis oferece para a prática de esportes náuticos.

Aos hotéis no Brasil as ofertas podem ser reservadas no site www.pestana.com, ou pela Central de Reservas, no telefone 4062-0609 (capitais e áreas metropolitanas) ou 0800-0266-332 (demais regiões). As vantagens vão desde a opção de parcelamento em até 3x sem juros no cartão de crédito, a cortesia de diárias de duas crianças de até 12 anos (desde que hospedada no apartamento com os responsáveis legais) e o acúmulo de pontos no programa Multiplus Fidelidade.

Oferecem pacotes para o feriado de Proclamação da República os hotéis de Rio de Janeiro, Natal, Angra dos Reis, São Paulo e São Luis. A lista completa de promoções está no site do Pestana Hotels & Resorts – www.pestana.com. Confira algumas das ofertas abaixo:

NATAL
O Pestana Natal Beach Resort é um destino para aproveitar com a família e apreciar as praias e dunas da cidade. O pacote para o feriado de 15 de novembro tem diárias a partir de R$ 380,00 (+ taxas) apartamento/noite, em Apartamento Superior Duplo. Estão inclusos café da manhã, drink de boas vindas, jantar para duas pessoas (bebidas não inclusas). Como opções de lazer, o hotel oferece um completo parque aquático, salão de jogos, saunas, Fitness Center e um espaço para as crianças, o Kids Club, com brincadeiras, sessão de arte, cineminha e muito mais.

Serviço
Pestana Natal Beach Resort
Av. Senador Dinarte de M. Mariz, 5525, Via Costeira – Natal, Brasil
Reservas: 4062-0609 (capitais e áreas metropolitanas), 0800-0266332 (Demais regiões) ou reservas.br@pestana.com
Validade: de 11 a 15 de novembro
www.pestana.com

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Transamérica Comandatuba apresenta programa especial para feriadão de novembro



TRANSAMÉRICA ILHA DE COMANDATUBA APRESENTA PROGRAMA ESPECIAL
PARA O FERIADO DA REPÚBLICA
Resort oferece um programa de quatro noites, com mais de 80 opções de lazer

O último feriado prolongado do ano é a oportunidade ideal de curtir um tempo de qualidade com a família, com o máximo conforto, praticidade e muita diversão. O Transamérica Ilha de Comandatuba preparou um programa de viagem para que o hóspede desfrute de muito sol, praias, piscina, boa gastronomia e esporte de 11 a 15 de novembro. São quatro noites, com café da manhã e jantar incluídos, passagens aéreas, voos com desembarque no aeroporto privativo do hotel, a dez minutos da recepção, translado e hospedagem em apartamento superior duplo a partir de R$ 3.670,00, por pessoa.

O resort, localizado em uma ilha exclusiva, oferece mais de 80 opções de lazer, todos os dias. Para os adultos, há esportes como surfe, wind surfe e caiaque, aulas de dança, capoeira e alongamento à beira da piscina. O complexo aquático do resort conta com piscina de padrão semi-olímpico, com raias para natação, cachoeira e toboágua. Aqueles que querem relaxar podem usufruir da outra piscina, que circunda os jardins e se integra de forma orgânica ao projeto arquitetônico e paisagístico do Hotel. O Spa Comandatuba by Clarins apresenta um menu de tratamentos e terapias para alinhar corpo e mente em um ambiente decorado de forma a despertar todos os sentidos. Para os amantes da natureza, um passeio pelos 21 quilômetros de praia é a chance de contemplar um horizonte de natureza completamente preservada.

A criançada tem espaço garantido na programação. Os pequenos, a partir de 04 anos, contam com a supervisão de monitores capacitados em todas as atividades. Uma programação especial com gincanas, esporte, música, teatro e passeios é oferecida de acordo com cada faixa etária. Preocupado, também, com a alimentação dos baixinhos, o hotel tem um restaurante especializado para eles: o Beiju, onde é servido o almoço das crianças de até onze anos.

Serviços inclusos na diária:

 Café da manhã e jantar
 Internet wi-fi
 Health Club
 Musculação
 Spinning
 Complexo de Natação
 Cozinha do Bebê
 Recreação Infantil
 Campo de futebol oficial (gramado);
 Campo de futebol society;
 Quadra poliesportiva;
 Stand de arco e flecha;
 Quadras de bocha;
 Quadras de squash;
 Barcos à vela
 Caiaques
 Windsurf
 Casa da Criança
 Casa do Tarzan
 Biblioteca

Reservas:
São Paulo e Grande São Paulo: (11) 5693-4050
Outras localidades: 0800 012 6060
www.transamerica.com.br

Sobre o Hotel Transamérica Ilha de Comandatuba
O Hotel Transamérica Ilha de Comandatuba é o primeiro e mais luxuoso resort do Brasil. Localizado no município de Una (BA), no litoral sul da Bahia, ele oferece uma infraestrutura de grandes dimensões. Conforto, requinte e privacidade se reúnem em uma paisagem preservada da Mata Atlântica. São 363 unidades entre apartamentos, suítes e bangalôs. Um diferencial é o aeroporto privativo com capacidade para receber aviões de grande porte e com estrutura de apoio para voos privados e comerciais.
O projeto de paisagismo e arquitetura do Hotel Transamérica Ilha de Comandatuba integra-se à paisagem natural com uma piscina que serpenteia os jardins do hotel com cascatas e profundidades diferenciadas. As crianças contam com espaços e monitores especialmente treinados para guiar atividades de diversão a partir dos quatro anos de idade, além de serviço de baby-sitter (que pode ser solicitado à recepção) e atendimento médico 24 horas (não incluso na diária). As opções de lazer e esporte variam de arco e flecha a tênis e pesca. Também é possível locar equipamentos e marcar aulas para a prática de esportes náuticos.
Academia de ginástica, salão de beleza, lojas de presentes e conveniência e charutaria são outros serviços oferecidos pelo maior resort brasileiro. Para relaxar e revigorar corpo e mente, o Spa Comandatuba By Clarins disponibiliza massagens, banhos e rituais energizantes em pacotes variados de tratamentos para os hóspedes. A área de gastronomia apresenta cinco bares e quatro restaurantes que oferecem desde a cozinha típica baiana a exemplares da culinária internacional em dias temáticos.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Seleção da Castelli ESH em São Paulo SP



Escola de hotelaria do Rio Grande do Sul faz seleção de alunos em São Paulo SP

Com objetivo de inovar o processo seletivo, instituição realizará vestibular
em diferentes estados do país

Com o constante crescimento do mercado turístico e hoteleiro, a Castelli Escola Superior de Hotelaria, situada em Canela, no Rio Grande do Sul, que alcançou nota máxima na última avaliação do MEC, lança uma novidade para os alunos que pretendem ingressar no curso Hotelaria Bacharelado em 2012. A instituição introduz um novo formato em seu processo seletivo, no qual os candidatos às vagas serão selecionados também na cidade de São Paulo.

As inscrições para o vestibular acontecem até o dia 5 de novembro, o local das provas é o Novotel Ibirapuera, que no dia 4, um dia antes, às 18h30min, abriga um Bate Papo, com o ex-aluno Leandro Persigo, que vai contar suas experiências na Castelli ESH e tirar dúvidas dos participantes.

A seleção envolve entrevista, que vale 65% da prova, redação, 30% e também análise do histórico do Ensino Médio, com peso de 5%. A entrevista é em grupo, de no máximo 12 candidatos. O peso é significativo para garantir que quem entre na Castelli ESH seja um talento em potencial para a área da hospitalidade.

Além do estado de São Paulo, a Castelli ESH também fará vestibulares na Paraíba, Pernambuco, Pará e Rio de Janeiro. Fique atento nas datas de inscrições de cada vestibular e as cidades onde serão realizados:

Londrina/PR aconteceu em 16/10 no Blue Tree
João Pessoa/PB 29/10 no Atlântico Hotel Praia Othon Travel
São Paulo/SP: 05/11 no Novotel Ibirapuera
Recife/PE: 05/11 à confirmar
Belém/PA: 06/11 no Hotel Regente
Rio de Janeiro/RJ: 06/11 no Novotel Santos Dumont
Canela/RS: 27/11 na Sede da Castelli ESH


SERVIÇO

A Castelli ESH está localizada em Canela, Rio Grande do Sul, que, junto à cidade de Gramado, compõe um dos principais pólos turísticos do Brasil. Além de uma qualidade de vida singular, a região conta com excepcional estrutura hoteleira, gastronômica e de eventos, que permite ao acadêmico, através de práticas programadas, participar do cotidiano das empresas, facilitando dessa forma seu aprendizado. Todo esse entorno está inserido no processo formativo proposto pela faculdade, sendo um fator que merece ser mencionado como um propulsor de qualidade no ensino proposto. A instituição oferece o curso de Graduação em Hotelaria e três opções de pós graduação: Gestão Hoteleira, Gestão da Hospitalidade em Serviço, Agroecologia Aplicada e Produção Cultural. A Castelli ESH encontra-se na Av. Osvaldo Aranha, 994 – Centro. Mais informações pelos telefones (54) 3282 1460, 3031 1460 ou ainda pelo e-mail castelli@castelli.edu.br ou site www.castelli.edu.br.

domingo, 16 de outubro de 2011

Termas de Chillán - Atividades também no Verão







Termas de Chillán oferece entretenimento durante todo o ano

A temporada de neve está chegando ao fim no Ski & Spa Resort Termas de Chillán, aos pés da Cordilheira dos Andes, no Chile. Embora o dia 17 de outubro marque o final das atividades de Inverno, o complexo turístico permanece aberto e está pronto para receber e entreter visitantes também no Verão. Nos meses mais quentes do ano, a diversão está garantida com atividades ao ar livre, como cavalgadas, trekking, escaladas em muro, tirolesa, golfe, cascading (rapel em cachoeiras), arborismo e paintball. Com uma temperatura média de 25°C no Verão, os turistas podem aproveitar os dias de sol para curtir a natureza e a paisagem deslumbrante da região. As trilhas levam os viajantes a lugares lindos que ficam próximos ao resort, e excursões a vulcões e lagos são experiências inesquecíveis para quem tem sede de conhecer coisas novas. Tudo isso, sem esquecer dos serviços habituais oferecidos pelo Termas de Chillán, como o relaxante spa, o cassino, a discoteca, e o Clube da Montanha, que diverte crianças com idade entre seis e 12 anos.


Sobre Termas de Chillán
Uma das mais belas estações de esqui do Chile está situada em Termas de Chillán, a cerca de 500 quilômetros ao Sul de Santiago. Localizada em território vulcânico, a região possui exuberantes paisagens, além das procuradas águas termais e banhos terapêuticos. O ski & Spa Resort conta com dois hotéis e seis prédios de condomínios, restaurantes, bares, cassino, saunas, piscinas, e o maior spa de montanha da América do Sul. Para quem gosta de esportes radicais, Termas de Chillán também conta com as opções de trekking, mountainbike e escalada em muros, entre outras atividades ao ar livre.


Para mais informações, acesse:
http://www.termaschillan.cl

sábado, 15 de outubro de 2011

VERÃO NO HOTEL TORIBA










HOTEL TORIBA COM ÓTIMAS OPÇÕES PARA O VERÃO
Momentos inesquecíveis para toda a família

Com a chegada da estação mais quente do ano, o Hotel Toriba é o local ideal para quem quer fugir do agito das cidades de praia e curtir um momento relaxante ao ar livre com a família. Localizado na cidade de Campos do Jordão, a duas horas de carro de São Paulo, o hotel dispõe de diversas opções de entretenimento.

A começar pelo Toriba KIds, onde a garotada se diverte durante todo o dia em brincadeiras outdoor com o acompanhamento de monitores. No bosque que rodeia o prédio principal, o playground é o espaço de muita diversão em meio às bromélias e árvores. Já na Fazendinha Toriba as crianças podem compreender o vínculo com a natureza, interagindo com galinhas, patos, faisões, pavões, coelhos, ovelhas e outros animais de pequeno porte. No mesmo espaço, há um quiosque com mesa para jogos e narração de histórias que acomoda 16 crianças.

Os adultos contam com o FITNESS TORIBA que reúne sala para exercícios aeróbicos, musculação e alongamento, além de saunas seca e úmida, ducha escocesa e circular. A área da piscina ao ar livre conta com raia de 25 metros e jacuzzi para hidromassagem outdoor. As crianças também dispõem de piscina ao ar livre adequada para sua faixa. Uma quadra poliesportiva para tênis, vôlei, basquete e futsal com vista para o vale complementa as opções de atividades físicas.

Para relaxar, a dica do Hotel Toriba é escolher um dos tratamentos oferecidos pelo SPA Toriba By L’Occitane que oferece massagens e técnicas de relaxamento elaboradas especialmente para deixar corpo e mente em equilíbrio. Um destaque é a sala de repouso com o rotamburô, uma banheira escavada em rocha e com capacidade para 1.100 litros. A atmosfera do local é realçada pela música ambiente agradável e perfume delicado. Entre os tratamentos disponíveis há banhos com essências, massagem ayurvédica, sueca, reflexologia ou drenagem linfática sempre com os renomados produtos da grife francesa.

Estação das flores
Os que apreciam natureza, não podem deixar de separar um tempinho para conhecer o Bosque das Bromélias que margeia o prédio principal. Outra dica é passear pelos famosos jardins do hotel, que durante a primavera ficam floridos e o hóspede pode sentir, ou até mesmo viver, a estação das flores. À tarde, o chá servido no Terraço Panorama apresenta a famosa pâtisserie do hotel e sucos e frutas refrescantes. As mesas sob os ombrelones no Solarium são ótimos espaços para conversar, tomar um café ou um drink. O Pôr do sol no Belvedere é um dos destaques do fim da tarde. O seu projeto especial de paisagismo com flores e plantas de diversas texturas, cores e aromas é ressaltado pelas cores fortes do poente.

Sobre o Hotel Toriba:
Em funcionamento desde 1943, o Hotel Toriba alia elegância e tradição a várias opções modernas de lazer e descanso. São 24 apartamentos no prédio principal, quatro apartamentos externos e oito chalés que trazem o charme atemporal de um refúgio onde a tranquilidade e o bem-estar são imperturbáveis. Além do cenário privilegiado da natureza local, o hotel dispõe de piscinas aquecidas, saunas seca e úmida e health club com quadra poliesportiva e sala para exercícios aeróbicos. Para descansar o Spa Toriba By L’Occitane apresenta diversas técnicas de massagem e rituais para repousar corpo e mente com os exclusivos produtos da grife francesa. Trilhas para caminhadas, gastronomia diferenciada e muito espaço para repousar complementam as atrações, o que faz do local um destino ideal para descansar e se divertir em todas as estações do ano.

Hotel Toriba
Av. Ernesto Diederichsen 2.962, Campos do Jordão (SP)
Telefone para reservas: 0800-178-179 ou (12) 3668-5000

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

AMAURY JR. RUMO A TÓQUIO

Amaury durante entrevista com herdeira do ex presidente Lula da Silva

AMAURY JR. RUMO A TÓQUIO

Amaury Jr. embarcou ontem quinta-feira, 13 de outubro, para a capital do Japão, Tóquio. O apresentador e sua equipe vão trazer os, sobre o destino e a cultura japonesa. Aproveitando, Amaury acompanha Pelé em um evento oficial com o Governo Japonês. O motivo? Convidá-los para assistir a Copa de 2014 no Brasil.

Todas as reportagens você acompanha a partir de novembro, no “Programa Amaury Jr.” e no “Amaury Jr. Show”, pela Rede TV!. O “Programa Amaury Jr.” vai ao ar todos os dias, de terça a sexta-feira, a partir da meia-noite. O “Amaury Jr. Show” vai ao ar todos os sábados, a partir das 19h.

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Fazenda Sao Francisco do Corumbau contempla a temporada de migracao de baleias jubarte no sul da Bahia







FAZENDA SÃO FRANCISCO DO CORUMBAU CONTEMPLA A TEMPORADA DE MIGRAÇÃO DE
BALEIAS JUBARTE NO SUL DA BAHIA

Até novembro, cerca de nove mil baleias deverão passar pelo litoral baiano em busca de águas quentes para acasalamento e reprodução

A Fazenda São Francisco do Corumbau encontra-se em uma região privilegiada por um cenário repleto de belezas naturais. Localizada em Ponta do Corumbau, extremo sul da Bahia, a 40 km de distância de Porto Seguro, a região integra o roteiro de migração das Jubartes, que buscam nas águas quentes do litoral brasileiro, entre os meses agosto e novembro, o local ideal para acasalarem, amamentarem e terem seus filhotes.

O litoral da Bahia é o local perfeito para as baleias Jubartes, que pesam, em média, 35 toneladas e medem cerca de 14 metros, partindo das águas frias da Antártida. A região de Corumbau é presenteada com a presença de alguns exemplares dessas gigantes do oceano. Há quem diga que elas ultrapassam o Arquipélago dos Arrolhos, para apreciarem a paisagem do litoral de Corumbau, com quilômetros de praia de areia branca, água cristalina e enormes coqueirais à beira-mar, sem falar no longo colar de recifes de corais, que avança mar adentro e desaparece quando a maré sobe.

É neste cenário paradisíaco que está localizada a Fazenda São Francisco do Corumbau. A sensação é a de se estar numa fazenda à beira-mar com privacidade total e absoluta. Situada numa extensa faixa de areia, entre Caraíva e Cumuruxatiba, o empreendimento conta com 167 hectares de área e reúne as comodidades de um hotel de luxo com charme, conforto e despojamento de uma casa de praia. O projeto do arquiteto Roberto Migotto combina recursos de infra-estrutura moderna com a amplitude do espaço e a exuberância da natureza local.

O hotel dispõe de apenas dez apartamentos: quatro Bangalôs Super Luxo de 150m² cada, com banheira, vista para jardim privativo e TV de LCD de 32”; duas Suítes Luxo no andar superior da sede, de 40m² cada; e quatro Suítes Luxo de 40m² cada, em dois bangalôs independentes. Todos os quartos possuem camas king size, roupas de cama e banho Trousseau, ar condicionado split, frigobar, CD player, telefone com DDD e DDI, cofre e amplas varandas de frente para o mar e coqueiral.

Atrás da Fazenda passa o rio Corumbau, que abriga em sua outra margem o Parque Nacional do Monte Pascoal, com a reserva indígena Pataxó, sendo mais um atrativo nesse mix de paisagens naturais.

Os serviços oferecidos pela Fazenda São Francisco do Corumbau incluem bar, serviço de quarto, sala com acesso à internet, sala de TV, som e vídeo, sala de estar, serviço de praia e massagens. Do restaurante, que utiliza legumes e verduras de sua própria horta orgânica e peixes e frutos do mar frescos pescados por ali, saem pratos regionais com um toque internacional.

Opções de lazer - Existem diversas opções de lazer à disposição dos hóspedes como os passeios de escuna, canoa e caiaque; mergulho em corais; visitas à reserva indígena Pataxó no Parque Nacional do Monte Pascoal, Caraíva, Praia do Espelho e Barra do Rio Caí; trilhas por manguezais e passeios de bicicleta à beira-mar. Relaxar na paradisíaca praia de areias brancas e águas calmas ou aproveitar a piscina tratada com sal e cercada por espreguiçadeiras é um convite ao ócio absoluto.

As diárias custam a partir de R$ 1.100,00 para duas pessoas. O valor inclui pensão completa (café da manhã, almoço e jantar) e água de coco à vontade. Uma criança de até 3 anos que compartilhar o quarto dos pais não paga.

Como chegar - A duração dos traslados do aeroporto de Porto Seguro até a Fazenda varia de acordo com a opção escolhida. Privativos e terceirizados, são cobrados por trajeto e devem ser agendados de acordo com os horários de chegada e saída dos hóspedes. Pode-se chegar de avião monomotor (capacidade para até 5 pessoas), o vôo tem duração de 18 minutos e a aeronave pousa a 15 km de distancia. Um carro estará aguardando o visitante e fará o transfer até o hotel. Custa R$ 1.100,00. De helicóptero (capacidade para até 3 pessoas), a viagem é feita em 18 minutos e a aeronave pousa no heliponto do hotel. Custa R$ 1.400,00. De carro, automóvel modelo Pick up Toyota Hilux (capacidade para até 4 pessoas), o tempo é de 3h30. Custa R$ 600,00.

FAZENDA SÃO FRANCISCO DO CORUMBAU
Ponta do Corumbau, S/N°
Prado - Bahia
Informações e Reservas
(55.11) 3078-4411 e (73) 3294-2250 ou reservas@corumbau.com.br.

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Parque O Mundo da Xuxa comemora o Mês das Crianças com o tema Halloween



Parque O Mundo da Xuxa comemora o Mês das Crianças com o tema Halloween

Adultos e crianças são envolvidos em um clima mágico e misterioso

Para quem quer proporcionar atividades bem animadas para seus filhos no mês das crianças, não pode perder a oportunidade de levá-los ao Parque O Mundo da Xuxa, localizado no Shopping SP Market, onde muitas aventuras esperam por eles.

Em outubro a temática será o Halloween, e os personagens, fantasiados, surpreendem pais e filhos com as suas travessuras e, em 30 minutos, distribuirão gostosuras para os visitantes. A Turma da Xuxinha brincará nas atrações e divertirá quem estiver nas filas dos brinquedos, proporcionando às crianças a oportunidade de um contato maior com os personagens.

A Xuxinha estará na sua casa à espera da garotada; os Ratinhos andarão pelas filas aprontando todas; o Guto no Bate-Bate divertindo adultos e crianças; o Txutxuxão brincando no Carrossel; a Bila-Bilú na parede de escaladas distribuindo deliciosas guloseimas; as paquitas e as bruxas realizando a brincadeira Travessuras ou Gostosuras e o Pinguim, na deliciosa Fábrica de Chocolates.

E para se divertir pra valer, toda família ainda pode aproveitar as 18 atrações que o local oferece. Para os maiores, a dica é a Parede de Escalada, onde até cinco crianças escalam, simultaneamente, uma parede de 7 metros de altura, com total segurança. Já no 'Bosque dos Duendes', barcos conduzem os visitantes a um incrível passeio que termina com uma queda dentro de um rio. Outra opção é o Radical X, uma trilha de arvorismo com obstáculos como troncos de madeira, pontes, cordas, redes e tirolesa. Já a Montanha Russa é para quem gosta de adrenalina e não tem medo de altura. No caminho, os carrinhos percorrem um ambiente cenográfico, sendo que uma parte do percurso inclui um túnel que está localizado na parte externa do parque.

Informações gerais

Endereço: Shopping SP Market - Avenida das Nações Unidas, 22.540 - São Paulo
Telefone: 11 5541-2530

Passaporte individual: R$ 59,90 (crianças e adultos).
Pessoas acima de 60 anos - R$ 29,95 – mediante apresentação de documento.
Crianças com até um ano e 11 meses, acompanhadas de adulto pagante, não pagam.

Horários:

Outubro: De 3ª a 6ª feira, das 10h30 às 16h30; Sábado, domingo e feriado (12 de outubro), das 11h00 às 19h00.

*Os horários estão sujeitos a alterações sem aviso prévio.

Para maiores informações e programação, consulte o site www.omundodaxuxa.com.br

Serviço:
- Aceita os Cartões: VISA, Mastercard, Hipercard, Diners e AMEX. VISA, Mastercard, Diners e Hipercard em até 3 vezes. AMEX somente à vista.
- Não aceita cheque
- Estacionamento: R$ 5,00 por 2 horas e R$ 2,00 por hora adicional
- Lanchonete no local (McDonald´s)
- Fraldário
- Achados e perdidos
- Loja Xuxa Store
- Locação de armários: R$ 10,00 + depósito de R$ 20,00 (devolvidos na entrega da chave)
- Possui acesso para deficientes físicos
- Possui ar condicionado

Sobre o Parque O Mundo da Xuxa

O Parque O Mundo da Xuxa, fundado em julho de 2003, está localizado no Shopping SP Market (Avenida das Nações Unidas, 22.540). Sua estrutura de serviços conta com dois espaços de festas para a realização de aniversários, acesso para deficientes físicos, lanchonete do McDonald´s, fraldário, armários individuais, entre outros.

Atualmente, o empreendimento tem aproximadamente 200 funcionários, um público anual de 385 mil pessoas e uma média de visitantes mensal de 32 mil pessoas.

domingo, 9 de outubro de 2011

TEATRO FOLHA TERÁ PROGRAMAÇÃO NO FERIADO /arrume as malas e aproveite

No dia 12 de outubro, espetáculos infantis terão sessões extras
e peça adulta acontece normalmente


O Teatro Folha funcionaráno feriado do dia 12 de outubro. O espaço terásessões extras na próxima quarta-feira dos espetáculos infantisOs Saltimbancos,às 16h; eA Cigarra e a Formiga,às 17h40. Jáo espetáculo adultoMarley e Elesterásessão normalmente,às 21h.
Os ingressos podem ser adquiridos na bilhetria do teatro, por telefone ou pela internet. A seguir, serviço especial do feriado.

Feriado no Teatro Folha - 12 de outubro

INFANTIS

OS SALTIMBANCOS,às 16h


Link para fotos em alta:Saltimbancos1,Saltimbancos2,Saltimbancos3
Créditos: Carol Veronez
A montagem de Fezu Duarte encanta crianças de todas as idades. Quatro bichos–um jumento, uma galinha, um cachorro e uma gata–resolvem formar um grupo musical. Eles partem em direçãoàcidade para se tornarem artistas e láse deparam com uma difícil realidade.

FICHA TÉCNICA:
Texto :Sergio Bardotti e Luis Enrique Bacalov
Tradução e adaptação:Chico Buarque
Dramaturgia:Chico Buarque
Direção:Fezu Duarte
Elenco:Marcelo Diaz, Rosy Aragão, Diego Rodda, Juliana Romano, LauraCarolinah, William Franklin, Paula Flaiban, NellsonOliveira
Cenário e iluminação:Kleber Montanheiro
Figurino:As Mariposas
Produção:Isabel Gomez

SERVIÇO
Feriado no Teatro Folha - 12 de outubro
Horários:quarta, 16h
Ingressos*:R$ 30 (setorúnico)
Duração:50 minutos
Classificação indicativa:Livre
Recomendação de idade:a partir de 3 anos


A CIGARRA E A FORMIGA,às 17h40


Fotos em alta:Cigarra1,Cigarra2,Cigarra 3,Cigarra4,Cigarra5
Créditos para fotos: Carlos Lopes
O espetáculoéinspirado na fábula deLa Fontaine. Contaa história da formiga que trabalha e da cigarra que canta, evidenciando o conflito entre as produções operárias e artísticas. Com músicas especialmente criadas para a montagem, a peça traz personagens novos comoJoão Zangão, Godofredo Louva Deus, os Irmãos Aranha e o Dr. Besouro, que dão toques de humor e aventuraàhistória.

FICHA TÉCNICA:
Dramaturgia:La Fontaine
Direção e adaptação:Edgar Rizzo
Elenco:Edigar Contar, William Rodrigues, Victor Bastos, Leonardo Barão, Marina Franco, Bruna Picolli, Rafael D’Alessandro, João Guilherme Costa, Anderson Moura eCarolGóes

SERVIÇO
Feriado no Teatro Folha - 12 de outubro
Horários:quarta, 17h40
Ingressos:R$ 30 (setorúnico)
Duração:55 minutos
Classificação indicativa:Livre
Recomendação de idade:a partir de 3 anos

*Valores referentes a ingressos inteiros. Meia entrada disponível em todas as sessões e setores de acordo com a legislação.

ADULTO

Marley e Eles,às 21h


Marley e Eles,às 21h

Link para fotos em alta:foto1,foto2,foto3,foto4
Créditos dasfotos:Carlos Torres e Pedro Dimitrow


A históriaécontada por Marley, uma doméstica intrometida e hilariante, que aproveita a viagem dos donos da casa para trabalhar mais descontraída. Entre remédios, alucinações, filmes e telefonemas ela encontra tipos inusitados -comoSangue, o trombadinhaex-detento, oPadre Quevejoe o patrão - por quemMarleytem uma queda.Nina,personagem deA PraçaéNossa,também estáno espetáculo, com sua ingenuidade que não deixa passar nada do que observa no mundo adulto.

FICHA TÉCNICA
Elenco:Marlei Cevada, Mauri Sampaulo e Théo Ribeiro
Textos:Marlei Cevada e Théo Ribeiro
Direção:Isser Korik
Cenário:Antonio Ribeiro e Mauri Sampaulo
Figurinos:Marlei Cevada
Trilha sonora:Felipe Benassi
Produção de arte:Roberto Sampaulo


SERVIÇO
Feriado no Teatro Folha - 12 de outubro
Temporada:até10 de novembro
Horários:Quarta, 21h
Ingressos*:R$10 (setor 2) e R$ 20 (setor 1)
Duração:60 minutos
Classificação etária:12 anos

*Valores referentes a ingressos inteiros. Meia entrada disponível em todas as sessões e setores de acordo com a legislação.



TEATRO FOLHA
Shopping Pátio Higienópolis
Av. Higienópolis, 618 / Terraço / tel: (11) 3823-2323
Televendas: (11) 3823-2737 / Site:www.teatrofolha.com.br
Vendas por telefone e internet/ Capacidade: 305 lugares / Não aceita cheques / Aceita os cartões de crédito: todos da Mastercard, Redecard, Visa, Visa Electron e Amex / Estudantes e idosos têm os descontos legais / Clube Folha 25% desconto / Horário de funcionamento da bilheteria: de terça a quinta, das 15hàs 21h; sexta, das 13hàs 24h, sábado, das 12hàs 24he domingo, 12hàs 20h / Acesso para deficientes físicos / Ar condicionado /Estacionamento do Shopping a R$ 8,00 (primeiras duas horas)/Venda de espetáculos para grupos e escolas: (11) 3104-4885/PATROCÍNIO:Folha de S. Paulo,Banco Honda, Mastercard, CSN, Hospital Samaritano, Cielo e CMA.
SOBRE A CONTEÚDO TEATRAL
O grupo empresarial paulistaConteúdo Teatralatua hámais de dez anos em duas vertentes: gestão de salas de espaços e produção de espetáculos. Como gestoraéresponsável pela operação doTeatro Folha, situado no Shopping Pátio Higienópolis em São Paulo e peloTeatro Amil, no Parque D. Pedro Shopping em Campinas.Essa frente conta com direçãoartística de Isser Korike direção comercial de Léo Steinbruch, programando, em regime de co-produção, espetáculos que unam qualidade artística e acabamento profissional em regimes de temporada. Ao todo, as casas somam perto de 2 milhões de espectadores, no período de atuação da empresa.
Como produtora de espetáculos, sob direção artística de Isser Korik, produziu dezenas de peças voltadas ao público infantil e adulto, comoGata Borralheira,O Grande Inimigo,Os Saltimbancos,A Pequena Sereia,Grandes PequeninoseBranca de Neve e os Sete Anõespara as crianças. Aos adultos foram produzidas, entre outras montagens,Os Sete Gatinhos,O Estrangeiro,Senhoras e Senhores,O Dia que Raptaram o Papa,O Mala,Te Amo, São Pauloe a trilogiaEnquanto Isso...,além de projetos de humor -comoNunca Se Sábado...-, mostras e o musicalUm Violinista no Telhado.

Conteúdo Teatral
Teatro Folha / Teatro Amil
Informações para a Imprensa:

Samantha Costa–(11) 3124-1579 / (11) 7628-9612

sábado, 8 de outubro de 2011

Últimos dias de temporada de neve em Termas de Chillan



Ainda dá tempo de esquiar em Termas de Chillán

A temporada de neve já chegou ao fim na maioria dos ski resorts da América do Sul, mas não em Termas de Chillán, a 500 quilômetros ao Sul de Santiago, no Chile. Como esse ano o Inverno foi rigoroso e se estendeu um pouco mais, o complexo turístico localizado aos pés da Cordilheira dos Andes prorrogou o programa Aprenda a Esquiar, voltado para quem nunca praticou o esporte, mas tem vontade de deslizar montanha abaixo sentindo o ar gelado no rosto. Quem quiser ainda aproveitar precisa correr: a temporada termina no dia 17 de outubro. Com horários diferenciados, reduzidos, e com menos gente, a pista está aberta para os iniciantes.
Até lá, o pacote de sete noites, com meia-pensão (café da manhã e janta), no Gran Hotel custa a partir de US$ 1.450. Além de aproveitar toda a estrutura do Termas de Chillán, como discoteca, piscinas aquecidas, sauna, academia e cassino, o hóspede tem direito a oito horas de aula de esqui com todos os equipamentos na pista El Bosque, voltada para iniciantes. Também estão programadas várias atividades de recreação, caminhadas na neve com raquetes e esqui nórdico.
Para as crianças com idade entre dois e seis anos, está garantida a festa no Jardim de Neve, para que aprendam a esquiar e se divirtam em grupo.
Mas quem não tiver tempo de ir a Chillán antes do fim da temporada de Inverno, também pode aproveitar. O complexo turístico é o único ski resort que fica aberto durante todo o ano e está programando atividades para todo o verão. Sai a neve e entra as cavalgadas, escaladas em muro, trekking e outras atividades ao ar livre que o Termas de Chillán oferece.

Termas de Chillán
Uma das mais belas estações de esqui do Chile está situada em Termas de Chillán, a cerca de 500 quilômetros ao Sul de Santiago. Localizada em território vulcânico, a região possui exuberantes paisagens, além das procuradas águas termais e banhos terapêuticos. O ski & Spa Resort conta com dois hotéis e seis prédios de condomínios, restaurantes, bares, cassino, saunas, piscinas, e o maior spa de montanha da América do Sul. Para quem gosta de esportes radicais, Termas de Chillán também conta com as opções de trekking, mountainbike e escalada em muros, entre outras atividades ao ar livre.


Para mais informações, acesse:
http://www.termaschillan.cl

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Crianças no Mundo a Vapor



Crianças no Mundo a Vapor
O Dia das Crianças está próximo e nada melhor do que comemorar a data no Mundo a Vapor. O Parque Temático em Canela RS preparou uma programação especial durante a Semana da Criança de 8 a 16 de outubro. As atividades incluem passeio de trenzinho, música, pintura, balões e um mundo de conhecimento para as crianças.
Essa é uma excelente oportunidade para conhecer um dos cartões postais mais famosos da cidade, além de ser diversão para toda família num parque totalmente coberto, onde dezenas de cenários com réplicas em funcionamento que traduzem cultura de grandes gerações, que conta ainda com artesanato e café.
O Mundo a Vapor funciona de dominho a domingo, das 9h15min às 17h, exceto nas quartas-feiras, quando é fechado para manutenção. O ingresso adulto custa 14 reais e 7 reais para melhor idade, crianças e estudantes. Canelenses e gramadenses que comprovarem residência têm cortesia no ingresso.
Mais informações pelo fone 54.3282.1125 e www.mundoavapor.com.br

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Viagem pode ser bom presente no Dia das Crianças



Viagem pode ser bom presente no Dia das Crianças




Família pode se divertir em parques, praias, hotéis-fazenda e resorts.




No próximo dia 12/10 muitas famílias irão aproveitar o feriado para se divertir com a criançada, afinal não são apenas brinquedos que elas esperam no Dia das Crianças. Quem quiser promover um dia inesquecível para os pequenos pode planejar uma viagem, mesmo que seja curta, que dê para se divertir e conhecer novos lugares. “Viajar com crianças é trabalhoso e exige paciência, mas o sorriso delas no final faz tudo valer a pena”, destaca Aldo Siviero, diretor do portal iTrip.
Parques temáticos, hotéis-fazenda, pousadas, cidades litorâneas, resorts ou locais com programações especiais para as crianças são apenas algumas das opções. “O destino depende da idade das crianças, do tempo disponível para aproveitar o passeio e também do perfil da família. Para quem prefere ar livre e natureza, uma viagem a Bonito, no Mato Grosso do Sul, pode ser perfeita. Já quem prefere sol e mar vai gostar mais de conhecer as belas praias catarinenses”, observa.
No quesito parques temáticos há opções para todos os gostos – desde atrações artísticas, brinquedos radicais, brinquedos aquáticos, piscinas de água quente e contato com a fauna e flora. “Alguns parques temáticos oferecem até hospedagem para que os turistas possam aproveitar por mais tempo a estadia”, acrescenta Siviero, que é vice-presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV-RJ).
Siviero ressalta que os pacotes de viagem facilitaram e muito a vida dos pais na hora de planejar um passeio com toda a família. Além de oferecer mais opções de pagamento, os pacotes suprem todas as necessidades do grupo. “Pais com dois filhos, por exemplo, vão precisar de um quarto de hotel maior, que possa acomodar todos. E nem todos os empreendimentos possuem a estrutura adequada, por isso é bom pesquisar com antecedência”, recomenda.
Os pais devem ter ainda mais cuidado ao adquirir os cupons de ofertas coletivas. Muitos não incluem a hospedagem de crianças, enquanto outros garantem a gratuidade do serviço até determinada idade. “É bom lembrar ainda se as crianças vão precisar de algum equipamento, alimentação específica ou atendimento especial. Os bebês, por exemplo, normalmente mamam e as mães precisam de um local para esquentar a mamadeira”, evidencia.
Até os mais grandinhos podem dar um pouco mais de trabalho, já que a rotina durante a viagem é bem diferente do cotidiano, com horários menos definidos. “O importante é escolher atividades que serão prazerosas tanto para as crianças quanto para os adultos, sem prejudicar um ou outro e agradando a todos. O passeio também pode ser planejado diariamente, sendo que um dia é mais voltado para as crianças e outro mais para os adultos”, exemplifica.
Conheça mais destino no portal iTrip: http://www.itrip.com.br

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Natal do HSBC retratará em 2011 o poder de transformação da música


Natal do HSBC retratará o poder de transformação da música

"O Poder da Música” é o tema do Natal do HSBC de 2011, que revelará a capacidade de transformação que a música tem na vida das pessoas.

Em cada janela do Palácio Avenida existe a história de uma criança que se preparou o ano inteiro para estar ali, cantar e encantar. O espetáculo será uma celebração a este trabalho, desenvolvido pelo Instituto HSBC Solidariedade por meio do Programa HSBC Educação, que dá assistência a crianças que vivem em Casas Lares de Curitiba e região.

As apresentações do Coral, formado por 160 crianças, terão início no dia 25 de novembro e acontecerão de sexta a domingo até o dia 18 de dezembro, sempre às 20h30.

sábado, 1 de outubro de 2011

PARÁ - CENÁRIO DE RARA BELEZA - A JÓIA DA AMAZÔNIA





















PARÁ - CENÁRIO DE RARA BELEZA - A JÓIA DA AMAZÔNIA

Belém é a porta de entrada da região amazônica e parada obrigatória para quem quer conhecer o norte do Brasil. São quase 1,5 milhões de habitantes, gente hospitaleira e que oferece aos visitantes uma completa infraestrutura turística. A arquitetura setentista, assinada pelo italiano Antonio Gioseppe Landi, mesclada ao barroco jesuítico do século XVII, da um charme especial a cidade. Culinária para todos os gostos, frutos da natureza pródiga, da colonização portuguesa e das heranças indígena e africana. Uma miscigenação cultural e racial que também se faz presente no artesanato e folclore.


É neste cenário que começou o XXVIII Congresso da Associação Brasileira de Jornalistas e Escritores de Turismo. A abertura aconteceu no Hangar Convenções & Feiras da Amazônia, um centro de convenções ultra moderno e que recebe os principais eventos da Região Norte. Um grande indutor de empregos no setor de turismo e eventos. Em média, eventos de médio porte geram 500 empregos indiretos. Já os de grande porte geram o dobro. Muito mais do que um espaço de eventos, o Hangar é uma referência. A abertura contou com a presença de mais de 250 jornalistas especialistas em turismo de todo Brasil, além de autoridades municipais e estaduais, que também tiveram a oportunidade de ver as manifestações da cultura local é o pré-lançamento do Círio de Nazaré, principal festa do Pará e a maior procissão católica do mundo, que ocorre no segundo domingo do mês de outubro, quando uma multidão de cerca de dois milhões de pessoas percorre uma distância de 4,5 km, da Catedral até a Basílica-santuário de Nazaré.

Os jornalistas também tiveram a oportunidade de assistir ao lançamento da coleção “Madonas do Barroco – A fé nos braços da Mãe”, em um desfile criado pela fotógrafa Walda Marques, 39 das 103 peças da coleção, inspirada nas Madonas do Barroco, foram mostradas. Criadas e produzidas por profissionais do Pólo Joalheiro do Pará, que funciona no Espaço São José Liberto, as jóias resultam de um workshop coordenado por Rosângela Gouvêa, designer de juiz e professora do curso de Design da Universidade Federal do Pará (UFPA). No trabalho de elaboração da coleção, os designers assistiram a palestras sobre história da arte barroca e visitaram o Museu de Arte Sacra, instalado no prédio histórico que abriga também a Igreja de Santo Alexandre.
Realizado pela primeira vez em Belém, numa promoção da Abrajet – Seção Pará e do governo do Estado, por meio da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), o Congresso trouxe ainda profissionais de outros países, como Portugal, Estados Unidos, França, Espanha e Suriname.

A programação foi diversificada, e não limitou-se somente a Belém, mas também visitas aos pólos turísticos de Marajó, Tapajós, Amazônia Atlântica, Araguaia-Tocantins e Xingu. Eu escolhi o pólo Marajó e os jornalistas que escolheram este destino embarcaram para Salvaterra, hospedando-se primeiramente na paradisíaca Pousada dos Guarás.

Após grande almoço de boas vindas, seguimos para a Vila de Joanes, vila de origem pesqueira, onde se encontra as ruínas da primeira igreja jesuítica no Marajó, construída no século XVII. É local de ocupação colonial, por onde, possivelmente, se deu a chegada dos portugueses à ilha. Na vila há a praia de mesmo nome, conhecida por seu aspecto bucólico e tranqüilo, com parte do litoral formados por falésias, onde se encontram as maiores altitudes da ilha. A noite todos fomos brindados com show folclórico na Pousada dos Guarás.

No segundo 2º Dia (Domingo) fizemos um pequeno percurso terrestre, com travessia em balsa pelo rio Paracauari, chegando a cidade de Soure, chamada carinhosamente, de Capital do Marajó. A cidade é banhada pelo Oceano Atlântico é faz limite natural com a cidade de Salvaterra pelo rio Paracauari. Fizemos um tour panorâmico pela cidade, com paradas no Curtume (centro de artesanato de couro de búfalo), lojas de artesanato local. A Origem de Soure se deu a partir das atividades econômicas que propiciavam povoamento no período colonial, (data de fundação), seu traçado urbano. Na década de 70, dentro de uma política de desenvolvimento para a Amazônia, Soure foi escolhida com uma das cidades com "vocação natural" para o turismo. A partir daí vários hotéis foram instalados na cidade. Por essa razão Soure é a cidade que oferece a melhor estrutura turística da Ilha do Marajó. Eu particularmente não acho. Prefiro Salvaterra. A belíssima Pousada dos Guarás é na beira da Praia Grande, água doce e quente e conta inclusive com serviço de internet wireless.

No dia seguinte nosso primeiro destino foi o Instituto Caruana, sede da escola da Pajé Zeneide, conhecida mundialmente pela sua bondade e dedicação a ecologia, às crianças e pelas suas curas. Todos ficaram maravilhados com a Pajé, que, de quando em quando pedia para cantar e, saborosamente soltava a voz. De lá, como ninguém é de ferro, o destino foi o Restaurante Paraíso verde. Na mesa peixes ao molho de camarões e caranguejos. Comida bem típica, caseira. De lamber os dedos. Em seguida visita ao artesão marajoara Rodrigo Guedes, que também, tira crianças das ruas e lhes ensina seu grande ofício com lições de ecologia. Ao final da tarde retornamos à Pousada dos Guarás para jantar e show de MPB.

Já no dia seguinte nos mudamos em definitivo para Soure, desta vez para o Hotel Ilha de Marajó. Antes porém uma grande surpresa nos aguardava. Conhecemos a hospitalidade do Sr. Brito e Dna. Jerônima, proprietários da Fazenda São Jerônimo. Para quem não sabe, foi nesta fazenda que aconteceu o programa global "No Limite 03", apresentado pelo Zeca Camargo. Portanto o local dispensa apresentações. ESPETACULAR!. Vale lembrar que o Zeca também se hospedava em Salvaterra (Pousada dos Guarás). Passeios de charrete ou montados em búfalos e cavalos; caminhada em praia deserta e áreas de manguezais e um incrível passeio de casco (canoa de remo) pelos igarapés, margeados por majestosos manguezais (ecossistema costeiro que no Pará, as árvores alcançam mais de 15 metros de altura). INACREDITÁVEL ! INESQUECÍVEL.

Só após essa manhã INESQUECÍVEL, seguimos para o nosso hotel para almoço. Em seguida passeio, pela Praia do Pesqueiro, considerado um dos principais cartões postais da cidade. Após visita a praia de Barra velha, no retorno, parada no Batalhão de Polícia Montada (único no Brasil onde a polícia é montada em búfalos). Retornamos ao Hotel Ilha do Marajó, onde fomos brindados com grande jantar de encerramento com show de Carimbó.
Dia 27, Dia Mundial do Turismo. 4:30h. Hora de deixar a ilha! Saímos do Porto de Camará-Salvaterra, e pegamos o barco de retorno a Belém. Depois de três horas e meia já estávamos em Belém. A noite o congresso encerrou-se no Teatro Maria Sylvia Nunes, na Estação das Docas. Na ocasião a Abrajet Nacional e a Abrajet Pará prestaram homenagens aos apoiadores de seu XXVIII Congresso. O evento foi marcado pela apresentação da orquestra Amazônia Jazz Band, com repertório clássico amazônico.
Para muita gente envolvida com a atividade turística, o Brasil tem bastante o que comemorar neste 27 de setembro, Dia Mundial do Turismo. O país está mostrando ao mundo o vigor de uma economia em crescimento e é bem visto pelos turistas — 97,2% dos turistas estrangeiros que visitam o país indicam desejo de retornar, segundo o Instituto Brasileiro de Turismo (EMBRATUR). A razão disso reside, principalmente, nas belezas naturais do Brasil e na boa acolhida de seu povo, brasileiro: famoso pela alegria e pela generosidade. O desenho das construções, a cultura, a Natureza e a religiosidade fazem parte do roteiro dos que visitam o Pará.
Segundo a Profª. MSc. Marinete Silva Boulhosa, Turismóloga, Especialista em Educação Ambiental, Planejamento e Ecoturismo, Mestre em Antropologia, Professora efetiva do IFPA - Campus Belém, Coordenadora do Curso Técnico em Eventos - Programa E-tec Brasil - IFPA e Coordenadora da Área de Hospitalidade e Lazer do IFPA - Campus Belém: "A Ilha do Marajó está localizada ao norte do Brasil, nordeste do Estado do Pará, na desembocadura do rio Amazonas. É a maior ilha fluvio-marinha do mundo, com uma área de 49.606 Km2, formada por 12 municípios, que com outras ilhas, em destaque as ilhas de Caviana, Mexiana e Gurupá, formam o arquipélago do Marajó. Dividida naturalmente em dois grandes ecossistemas, a leste as regiões dos campos naturais e a oeste a densa floresta tropical, a ilha do Marajó possui destaque especial no Estado, no ponto de vista econômico, natural e turístico. No ponto de vista econômico, desde a colonização, a ilha é um dos mais importantes centros pastoris do Estado e destaca-se ainda por possuir a maior manada de búfalo do Brasil, sendo o primeiro lugar do país onde esses animais foram introduzidos, em 1895, pelo fazendeiro Vicente Chermont de Miranda. O búfalo, por sua docilidade e força, é também utilizado para o transporte de pessoas e cargas. Sendo no Marajó, na cidade de Soure, o único lugar no país onde a policia é montada a búfalo.

Por sua dimensão geográfica, os recursos naturais da região são vastíssimos e possibilitam sua exploração sustentável de várias formas, e entre essas formas está o turismo. O turismo no Marajó começou a se desenvolver a partir da década de 70, através de uma política de desenvolvimento para a Amazônia, e Soure foi escolhida com uma das cidades com “vocação natural” para o turismo. A partir daí vários hotéis foram instalados na cidade. Por essa razão Soure é a cidade que oferece a melhor estrutura turística da Ilha do Marajó. Os atrativos turísticos do Marajó são representados pela diversifica fauna e flora, pelos vastos campos naturais, as zonas de floresta, praias desertas, pelas fazendas tradicionais como São Jerônimo, Bom Jesus, Sanjo, entre outras, que associam a pecuária ao turismo ecológico e rural. Esses recursos naturais são completados com a riqueza da cultura marajoara, manifestada através de suas crenças, danças, músicas, artesanatos, etc. Porém, apesar de seu potencial a atividade turística na ilha se apresenta pouco organizada e com demandas reduzidas e concentradas, reflexos, ao nosso ver, da necessidade de uma ação em conjunto do Estado, da iniciativa privada e da população receptora.
Para que o turismo ocorra corretamente e gere os benéficos esperados, é fundamental que alguns fatores sejam considerados, tais como: Política Pública de ação vertical – As ações governamentais muitas vezes beneficiam poucos. Suas ações pouco ou nunca alcançam os outros agentes envolvidos, que estão na base da oferta de serviço. Pesquisa - Há uma necessidade premente de se produzir pesquisas sobre o ecoturismo e turismo rural na ilha, que subsidiem ações do poder público e da iniciativa privada e ajudem a atividade desenvolver-se de forma sustentável. Planejamento Participativo - O planejamento turístico deve ser resultado de um trabalho coletivo, incluindo a sociedade e seus segmentos. Qualificação e absorção de mão-de-obra local – A população local precisa ser qualificada para atender o turista. Cabe ao governo e a iniciativa privada promover a qualificação e a comunidade exigir essa qualificação e inserção no mercado. Valorização da cultura local - As manifestações artísticas e culturais, devem ser incentivados, mas com uma preocupação clara em não descaracterizá-los ou vulgarizá-los. A valorização do conhecimento tradicional das comunidades - A cultura marajoara é marcada pelo acúmulo do saber sobre o hábitat natural. Esse etnoconhecimento marca a vida do homem marajoara e não pode ser desconsiderado em face do conhecimento científico e menos ainda do desenvolvimento do turismo. Acredito no turismo como atividade conservadora dos recursos naturais e geradora de riqueza, porém, para que haja um desenvolvimento real é necessário que a comunidade também cresça e seja beneficiada dos resultados positivos desta atividade".

O sentimento que fica é que a Amazônia é um lugar de rara beleza, extraordinária e que não é somente o pulmão do mundo, mas também o coração que pulsa muito forte. O novo e o velho, o moderno e o natural, fazem parte dos mistérios instigantes. De um lado a ciência, a medicina, e do outro lado uma doce Pajé. Praias de água doce. Gente hospitaleira. O ponto negativo é a falta de cuidado com o patrimônio público de séculos atrás, que merecem, como em Florianópolis, toda a atenção, preservação, cuidados e tombamento, pois é a história viva desse nosso imenso Brasil que ainda tem muito a ser conhecido. Principalmente agora quando o mundo voltará seus olhos para nosso país por conta da Copa do Mundo, a chamada Copa Vede, de acordo com os compromissos por nós assumidos, e pelos Jogos Olímpicos de 2016. O horizonte que se descortina é espetacular, uma oportunidade para nos consolidarmos internacionalmente como um destino sustentável e relevante. Que todas as propostas saiam efetivamente dos papéis e os discursos se tornem realidade para o bem do Brasil e do mundo.

O momento que se desenha para o nosso turismo tinge de verde e dourado. Uma oportunidade de ouro para essa indústria que é a mais rentável e limpa do mundo. Espero sinceramente que não percamos essa carona, nos reafirmando como vocação turística, solidificando os benefícios que essa atividade traz para a nossa economia. O futuro é agora e o Pará é um gigante, verdadeira jóia da Amazônia.


POR JEFFERSON SEVERINO/JORNALISTA/FLORIANÓPOLIS