Virada Cultural promete incrementar ainda mais o turismo em São Paulo
SPTuris espera cerca de 330 mil pessoas de fora da cidade durante o evento que pela primeira vez acontece em um feriado prolongado;
Retorno com turismo deve atingir R$ 100 milhões
Único evento na América Latina com centenas de atrações gratuitas acontecendo simultaneamente e durante 24 horas ininterruptas, a já consagrada Virada Cultural se transformou em um ícone paulistano, reunindo milhões de pessoas – paulistanos e turistas – atraídos pela diversidade e qualidade das atividades oferecidas.
Realizado pela Prefeitura de São Paulo por meio de sua Secretaria de Cultura, com parceria da São Paulo Turismo (SPTuris), Secretaria de Cultura do Estado e Sesc-SP, o evento já entrou definitivamente para o calendário turístico da capital paulista e reforça a vocação moderna e vanguardista da cidade que, além dos negócios e eventos, possui uma ampla oferta cultural, aliada a uma gama de equipamentos voltados ao entretenimento sem igual na América Latina. Este é atualmente o principal apelo da metrópole para atrair turistas de lazer ou para fazer com que os turistas de negócios estendam sua permanência na cidade e aproveitem esses atrativos.
De acordo com as estimativas do Observatório do Turismo (núcleo de estudos e pesquisas da São Paulo Turismo) – que se baseou em levantamentos oficiais realizados nas quatro últimas edições – este ano a Virada deverá atrair para a capital paulista cerca de 330 mil visitantes, a maioria deles proveniente do interior do Estado. Esse número representa um aumento de 10% em relação a 2008.
Além de o evento estar cada vez mais consagrado no Brasil e até mesmo em outros países, inclusive estampando o noticiário internacional, o aumento deve-se ainda ao fato de a Virada Cultural acontecer pela primeira vez durante um feriado prolongado (fim de semana após o Dia do Trabalho), o que também eleva o gasto médio dos visitantes, que em vez de ficar em média 1,6 dia (dados coletados durante as pesquisas), deverá permanecer 2 dias inteiros. O valor médio deixado na cidade também vai aumentar.. Se este número se confirmar, a Virada vai movimentar em São Paulo em 2009 cerca de R$ 100 milhões somente com o turismo, número que coloca o evento como um dos mais relevantes da capital paulista para a atividade turística.
"Sempre digo que a cultura é a nossa praia. E a Virada projeta São Paulo como uma cidade global e antenada, que recebe bem todas as tribos e é hoje o maior centro cultural da América Latina. A cada ano o evento fica ainda melhor, atraindo mais turistas e gerando mais receita para o município", afirma o presidente da SPTuris, Caio Luiz de Carvalho. “Esse evento é muito importante não somente para levar lazer para a população, mas para consolidar São Paulo como pólo de cultura e eventos e ressaltar seu estilo de vida que pulsa intensamente 24 horas por dia”.
Agentes de viagens conhecem a Virada
A Virada Cultural já é tão notória que a São Paulo Turismo e o São Paulo Convention & Visitors Bureau estarão realizando de 1º a 3 de maio mais uma edição do “São Paulo Meu Destino”, programa que traz operadores e agentes de viagens de outros estados e de países da América do Sul para conhecerem a cidade e assim estimulá-los a venderem o destino São Paulo. Esta edição receberá cerca de 20 operadores e 5 jornalistas que, além de roteiros culturais e gastronômicos pela capital paulista, farão uma verdadeira imersão nas atividades oferecidas durante a Virada. “Nossa idéia é que essa experiência, que sabemos ser única, inspire esses profissionais a criarem pacotes turísticos para aumentar cada vez mais o número de visitantes neste evento, que já se transformou em um ícone paulistano”, explica Caio Carvalho.
Esta edição do “São Paulo Meu Destino” conta ainda com apoio de entidades e empresários do turismo que apostam no evento como uma importante ferramenta para o crescimento do turismo de lazer na cidade. Desta vez, o apoio veio das empresas aéreas Tam e Gol e do Hotel Staybridge Suítes São Paulo, onde os convidados ficarão hospedados.